Para onde vai o dinheiro das Juntas de Freguesia?

Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança
Para onde vai o dinheiro das Juntas de Freguesia?

Em Carnide, Lisboa, os habitantes sabem exactamente onde andam os subsídios que o estado transfere. Contrariamente ao resto do País, esta freguesia não tem dívidas e tem as contas equilibradas, pelo que decidiu “premiar” os seus funcionários. Para compensar os cortes nos subsídios, o Presidente Paulo Quaresma criou um refeitório “low cost”. Por apenas 1 € (sim, um euro), os funcionários da Junta de Freguesia e restantes organismos a funcionar no mesmo edifício podem almoçar.


Junta de Freguesia de Carnide 

Através de uma medida criativa e sem quaisquer custos directos para o erário público, os trabalhadores poderão poupar cerca de 1.000 euros anuais em alimentação. 
Após pequenas obras de remodelação na cozinha da Junta, o refeitório funciona nas suas próprias instalações, tornou-se possível servir cerca de 30 refeições diárias, mas poderá ir até ás 50 (numero de funcionários da autarquia).
O autarca, eleito pela CDU, que classifica "o corte nos subsídios de férias e de Natal" um "roubo injusto", conseguiu ainda criar um posto de trabalho. A actual cozinheira encontrava-se desempregada há cerca de dois meses e á beira de um problema social grave, pelo que esta medida foi a sua tábua de salvação.
Afinal, caros leitores, há “austeridade que vem por bem…”

Mas esta semana não ficámos por aqui no que diz respeito a boas notícias. Na passada quinta-feira abriu em Loures um novíssimo hospital, que pretende servir uma população de quase 280 mil habitantes. Esta instituição hospitalar, integrada no Sistema Nacional de Saúde, é o resultado de uma parceria público-privada, embora o projecto para a sua construção tenha estado a cargo do Grupo Espírito Santo Saúde, mesmo grupo do Hospital da Luz e do Hospital de Santiago em Setubal.
O Hospital Beatriz Ângelo, baptizado em homenagem a Carolina Beatriz Ângelo - a primeira mulher a votar e também a primeira médica a realizar uma cirurgia em Portugal - chegou assim à cidade de Loures ao fim de 30 anos de espera. No entanto, apenas deverá funcionar em pleno no final de Fevereiro, quando abrirão, por fim, as unidades de internamento e a urgência geral.
A sua criação, que se direcciona ao atendimento de cidadãos residentes nos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral de Monte Agraço e, no total, vai ainda criar um enorme número de postos de trabalho, cerca de 1.200 trabalhadores, dos quais 290 médicos e 370 enfermeiros.
Não posso, caros amigos, deixar de comentar que estes profissionais de saúde, formados por excelência no nosso país, não necessitarão assim de emigrar, conforme se aconselha…

Importante: Importa ainda dizer, principalmente no nosso concelho (onde labora a Autoeuropa) que a produção automóvel em Portugal cresceu cerca de 21%. Apesar de nem tudo serem rosas, uma vez que as vendas não acompanharam este crescimento e pela primeira vez, produzimos mais do que vendemos. No então e de acordo com a Associação Automóvel de Portugal, os resultados "continuam a confirmar o importante contributo positivo do sector da indústria automóvel para a balança comercial" portuguesa.

Rodapé: No ano em que todos os preços aumentam e os programas culturais se tornam inacessíveis para a generalidade da população, surgiu um projecto que poderá ser uma lufada de ar fresco para os apreciadores de música.
Abriu em Lisboa o espaço Pop Up, uma nova área de entretenimento na Avenida da Liberdade, com selo da Volkswagen. Este novo espaço está repartido em três áreas e deverá funcionar, pelo menos, até 12 de Fevereiro. No total será possível assistir a 15 concertos de entrada livre, sempre a partir das 22 horas, todas as quartas-feiras e sábados.
Os concertos serão de alguns músicos conhecidos da praça, mas também de bandas de garagem, jovens talentos e Dj’s. Como referi, o espaço é dividido em 3 áreas: a área Meet Up!, funciona como exposição do novo modelo Volkswagen Up! E os visitantes vão poder interagir, encomendar e até aventurar-se num test drive. No espaço Go Up! Espera-se um ambiente descontraído e sofisticado onde vai ser possível apreciar refeições ligeiras ao som de música chill out. Já o espaço Show Up! vai servir de palco para workshops, projecções, exposições e actuação de músicos. Para usufruir basta aceder ao site da iniciativa.
Com música gratuita, alimentação acessível e aumentos de produção, o que desejo é mais uma semana de boas notícias!


Ana Esperança
Pinhal Novo

Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas.
Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.




Outros artigos da autora:

 

Nem só de Fado vive Lisboa


Comentários