A melhor notícia da semana



Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança



A melhor notícia da semana 



Vieste-me perguntar 
O que era um pescador 
Agora vou explicar
Toma atenção por favor.
É um homem de pulso forte 
A quem nada mete afronta 
Sem temer a própria morte 
Corre o mar de ponta a ponta


Habituado pela vida do Mar a desgostos e más noticias, o povo de Caxinas, que já preparava o luto, nem queria acreditar naquela que, segundo palavras do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, foi a melhor notícia da semana. 
Ao final da manhã de 2 de Dezembro chegava à terra uma excelente notícia: os tripulantes do pesqueiro “Virgem do Sameiro”, desaparecido havia dois dias, na zona da Figueira da Foz, foram encontrados com vida. Tinham passado os últimos dois dias sem comer porque na balsa de salvamento onde se encontravam havia apenas água e medicamentos.

Os homens foram encontrados, vivos, a bordo de uma balsa, a 12 milhas (cerca de 22 quilómetros) a norte do cabo Mondego. Os seis tripulantes foram detectados pelo helicóptero da Forca Aérea ás 11h03 e ás 12h já tinham sido resgatados.
Segundo médicos do hospital de Leiria, para onde foram transportados os seis tripulantes, nenhum deles corria perigo. Todos, com excepção de um, tiveram alta ainda na sexta-feira. Apenas o mais novo do grupo continuou em observação por demonstrar perturbações psicológicas. Dentro da balsa de salvamento, na qual sobreviveram dois dias sem comida, este tripulante teve de ser amarrado. E assim continua, dentro do hospital, por se encontrar em estado de choque.
Os seis náufragos são homens entre os 40 e os 50 anos. Ainda não existe uma explicação para o que se passou. Segundo um autarca de Vila do Conde, o mestre da embarcação percebeu de repente que o barco se estava a afundar e só tiveram tempo de entrar na balsa.
Mais uma vez, caros leitores, pudemos perceber o quanto (não) estamos habituados a boas noticias e casos de sucesso, mas pelo menos serviu o caso para relembrar a excelente qualidade dos meios de socorro de que o nosso país dispõe. Para esta operação foram reunidos todos os esforços numa parceria de sucesso entre Marinha, Força Aérea, Bombeiros, INEM… No entanto, este não é caso único. Embora menos mediáticos, os meios de socorro já contam com inúmeras operações de resgate com sucesso.

Nota de Rodapé: Pese embora o facto de por norma, sermos noticia pelos piores números, no entanto, segundo o ranking europeu do Financial Times (FT) 2011 para as escolas de economia e gestão, cujo resultado saiu esta segunda-feira, a Universidade Nova e a Católica estão entre as 40 instituições melhor classificadas.
A lista do "Financial Times European Business Schools" é composta por 75 escolas e Portugal consta com uma instituição pública e outra privada no "top 40", designadamente com a "Católica Lisbon School of Business and Economics" em 33.º lugar e a "Nova School of Business and Economics" (Nova SBE) em 39.º.
A notícia, alem de deixar os respectivos corpos docentes orgulhosos do seu trabalho, foi uma lufada de ar fresco e uma esperança renovada para os estudantes destas faculdades que vêem assim o seu currículo valorizado. 

Nota da publicação anterior: Caros leitores, não podia deixar passar em branco, e na sequência do artigo da semana passada, o facto da campanha online do Banco Alimentar contra a fome ter angariado cerca de 90 toneladas de alimentos (mais 20 do que na campanha anterior, em Maio). Este aumento, aliado ao recolhido nos supermercados, transformou esta campanha numa das maiores de sempre.
Em tempo de crise e desespero, é bom saber que comida não vai faltar a quem mais precisa.
Boa semana e boas notícias!


Ana Esperança
Pinhal Novo




Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas.
Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”. Acontece todos os Sábados.




Outros artigos da autora:
Sandra; a melhor empresária da Europa

 





Comentários