Nem só de Fado vive Lisboa

Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança
Nem só de Fado vive Lisboa

No rescaldo das declarações do nosso Primeiro-Ministro, que aconselhava os professores portugueses a procurarem alternativa de emprego fora do seu país e nas constantes noticias sobre a nova vaga de emigração de portugueses para destinos como o Brasil, por exemplo, Lisboa surge como um dos sete melhores destinos para explorar em 2012.



Já em 2009, a “Varina” tinha sido premiada em cinco categorias de turismo, entre elas melhor cidade destino de cruzeiros, pelo organismo internacional de viagens e turismo WTA (World Travel Award). Nesse ano foi ainda vencedora nas categorias de melhor destino europeu e melhor cidade europeia para uma viagem de curta duração.
As entidades responsáveis afirmam que na Europa, o mercado de cruzeiros envolve 5 milhões de pessoas e de Janeiro a Julho de 2009, quando o país começava a dar sinais de uma situação económica grave, passaram pelos portos portugueses 463 mil passageiros, dos quais 194.630 estiveram em Lisboa, representando um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mas, caros leitores, a cidade das Sete Colinas não ficou por aqui, no ano seguinte repetiu a proeza. Em 2010, os WTA voltaram a colocar Lisboa no top da Europa ao atribuírem-lhe, pelo segundo ano consecutivo, o título de Melhor Destino para City Breaks na Europa, numa cerimónia que decorreu ontem na Turquia.
Veja-se que para esta categoria turística estavam nomeadas Londres, Madrid, Paris, Praga, Roma, Veneza, Istambul, Oslo e Tallin, capital da Estónia. A cidade do Fado passou então para a etapa seguinte dos WTA, aclamados como os "Óscares do turismo". Estas nomeações tornaram a nossa capital num dos mais importantes destinos de Cruzeiros do Mundo e um dos melhores Portos de Cruzeiros do Mundo.


Entretanto muita coisa mudou em Portugal, e com a Troika chegaram, não de cruzeiro, a austeridade, o desemprego, as dificuldades financeiras e a emigração em massa. Mas o povo português, que tem a fama merecida de hospitaleiro, com as nossas belas cidades á beira-mar plantadas, conquistou mais um prémio, neste que dizem ser o pior ano de sempre das nossas vidas.
Desta feita não foi um WTA, mas depois do guia de viagens britânico Lonely Planet ter recomendado Lisboa como um dos destinos imperdíveis em 2012, este mês é a vez dos media norte-americanos ABC News e USA Today elegerem a capital portuguesa como um dos melhores destinos europeus. O canal de televisão ABC News dedicou uma rubrica do seu programa matinal “Good Morning America” aos “7 Melhores destinos para explorar em 2012”, descrevendo Lisboa como a cidade europeia que oferece a melhor relação preço/qualidade.
“A melhor altura para visitar Lisboa é em Junho, quando a cidade se enfeita para celebrar o dia de Santo António, transformando-se num enorme festival de cores”, mencionou a autora do trabalho, Olivia Katrandjian.
Ao bom estilo americano, aproveitando aquele que poderia ser um mau momento, o jornal diário USA Today, indica que a crise económica sentida na Europa é a oportunidade ideal para os americanos descobrirem o “Velho Continente” e algumas das suas relíquias, como Lisboa, “uma cidade onde a tradição se conjuga, em perfeita harmonia, com o modernismo característico de uma capital europeia”. Outras sugestões do jornal incluem Londres (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Florença (Itália) e Atenas (Grécia).
Contrariamente a todas as más noticias e nuvens negras pendentes sobre Portugal, nos últimos tempos, Lisboa tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um destino turístico de topo, marcando presença constante na imprensa internacional e nos principais rankings da especialidade.
Portanto, caros amigos leitores, esperemos que o turismo de Lisboa e as campanhas realizadas actualmente pela Câmara Municipal, tragam a Portugal não só turistas de passagem mas também empresas interessadas em laborar no nosso pequeno rectângulo, que poderá servir como rampa de lançamento para os mercados emergentes, nomeadamente Africano e Brasileiro.
Na esperança de novas e boas oportunidades, desejos de boa semana e boas notícias!



Ana Esperança
Pinhal Novo

Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas.
Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.




Outros artigos da autora:

Empresa de inovação transfere projeto para Portugal




Comentários