Passos de oportunidade


Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança


Passos de oportunidade

Nada faria esperar que a “semana do amor” se tornasse também na semana das oportunidades para os portugueses. Ainda na linha dos conselhos do nosso Primeiro-ministro, surgiram esta semana várias ofertas de emprego para a Europa que procura no nosso país, falido, mão-de-obra qualificada e reconhecida a nível mundial.



Primeiro foi a cidade da luz, Paris, através do mais conhecido parque de diversões da Europa. A Disneyland escolheu a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa para recrutar jovens portugueses, numa acção que decorreu entre segunda-feira, dia 13, e quarta-feira, dia 15.
As candidaturas dirigiram-se a empregos nas áreas de restauração, acolhimento, hotéis e vendas, bem como para posições em áreas administrativas como recursos humanos, serviços legais e financeiros, entre outros.
Logo depois da cidade do Amour, seguiu o exemplo uma cidade de um país já tão querido de Portugal e dos portugueses... Há uma cidade na Alemanha que está a contratar portugueses e a oferecer-lhes ordenados de três mil euros. É no sul do país, chama-se Schwäbisch Hall e é já um caso de prosperidade.
A mais de 2 mil quilómetros de Lisboa e com o aeroporto mais próximo, de Estugarda, a duas horas de carro ou de comboio, esta é uma cidade pequena, mas com uma grande cintura industrial, e sofre de um mal que é comum às grandes economias: não têm quadros qualificados suficientes.
Para combater essa realidade, a câmara (rathaus em alemão) teve uma ideia original: se o desemprego afecta os países do sul da Europa porque não apostar em contratar nesses países? Portugal é um mercado de excelência para estas empresas, não só porque tem técnicos qualificados, como, para algumas, a língua é uma oportunidade. Para quem tem relações comerciais com Angola e o Brasil falar português até pode ser uma mais-valia.
A boa nova para os desempregados portugueses chegou a terras lusitanas através de uma notícia de jornal, e no espaço de uma semana a câmara de Schwabisch Hall recebeu mais de 6 mil currículos. Mas se o caro leitor está a ponderar seriamente mudar-se para a Alemanha não desanime: há milhares de postos de trabalho para preencher: todos os meses, neste mercado em franco crescimento há 2 mil novos postos de trabalho.
A preferência vai para engenheiros e profissionais da área da ciência ou tecnologia. Ainda assim, há emprego para todos, até porque as empresas que estão a contratar são gigantes alemães que operam no mercado internacional.            
Mas podemos questionar: valerá a pena mudar para a Alemanha? Façamos as contas: no país da Chanceler Merkel o ordenado médio é de 3 mil euros. Em Schwabisch Hall ronda um pouco menos, 2700 euros. Um engenheiro pode perfeitamente chegar a um vencimento de 6 a 8 mil euros. Poderemos no entanto pensar que a família é um entrave, por isso mesmo a câmara promete também arranjar emprego para o cônjuge e escola para as crianças. Nesta cidade, as escolas são gratuitas, os jardins-de-infância custam 85 euros por mês e a universidade aboliu as propinas este semestre. Até o mercado de arrendamento pode ser uma surpresa, em comparação com os preços praticados em Portugal.

Curiosidade: Neste momento, vivem nesta região alemã cerca de 80 cidadãos nacionais, que receberam com agrado as notícias de que a região está a querer contratar portugueses. E deixaram um conselho: «Quem vier para cá tem de se integrar na comunidade alemã, porque há poucos portugueses». Mas tirando isso, não hesitam em considerar que a opção por «empregos bem remunerados em grandes empresas» só pode ser boa aposta.
Pelo sim pelo não e para os interessados, deixo o E-mail para envio do curriculum: schwaebischhall.arbeitgeber@arbeitsagentur.de

Nota importante: Não posso de todo, deixar passar em branco mais uma notícia da semana. Uma das Empresas mais conceituadas a nível nacional, a Vista Alegre Atlantis registou, em 2011, os primeiros valores positivos depois de nove anos de prejuízo, revela o relatório de contas desta marca centenária. Só no ano passado, a empresa atingiu cerca de 54 milhões de euros de vendas, com um lucro de nove mil euros que corresponde a um aumento de 6,2% das receitas. Segundo o comunicado da Vista Alegre, este aumento deve-se, a “uma estratégia comercial baseada na conquista de novos clientes e mercados combinada com uma política de racionalização de custos”.
Depois de um prejuízo de 3,7 milhões de euros em 2010, estes resultados positivos levam a que a Vista Alegre prossiga “o reforço da sua internacionalização” no futuro, com vista à “entrada em novos mercados prioritários e em novos canais nos mercados actuais, e o reforço das acções de marketing”.


Posto isto, caros amigos, boa semana, boas noticias e haja trabalho,


Ana Esperança
Pinhal Novo
Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.





Outros artigos da autora:

Uma semana de sucesso… 

Comentários