Uma semana de sucesso…

Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança
Uma semana de sucesso…

Começou por ser apenas um nome mas já há algum que é companhia para jantar de todos os portugueses. Habituámo-nos à imagem austera e fria da mulher de “lidera” a Europa e às suas críticas azedas a Portugal e ao povo português. O que nos surpreende é a Alemanha destacar um produto português como um dos melhores, na sua categoria. O vinho português Diálogo, da Niepoort, produtora nacional de vinhos da região do Douro, foi distinguido como Melhor Vinho Tinto do Ano numa lista dos 100 melhores vinhos elaborada este mês pela prestigiada revista alemã Wein Wirtschaft.




Esta é a segunda vez consecutiva que o Diálogo – rotulado como Fabelhaft 2009 ("Fabuloso") no mercado alemão – é eleito o melhor tinto do ano. O vinho, o primeiro da família dos "Fabulosos", foi criado em 2002 e conta com um rótulo original e diferente em cada um dos países em que é vendido.
 Este facto está relacionado com um desejo pessoal de Dirk Niepoort, um dos dirigentes da produtora de vinhos, que decidiu recorrer "a artistas locais para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho".
 A Wein Wirtschaft, publicada há mais de 20 anos e considerada uma das mais influentes e importantes revistas da área, realça que este vinho é presença assídua nas cartas dos melhores restaurantes alemães e que, sempre que aparece no mercado, é rapidamente adquirido por consumidores de perfil exigente.
 Segundo os produtores, o Diálogo, à venda em Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha, simboliza "a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida", sendo um vinho "de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro e de quem o vive".
Só a título de curiosidade, a Casa Niepoort é dirigida por Verena Niepoort e Dirk Niepoort, a 5ª geração de uma família holandesa com tradição na produção de vinho do Porto. O primeiro vinho tinto da Niepoort foi lançado em 1993 e o primeiro branco quatro anos depois, em 1997. Em Portugal, podemos encontrar este belo paladar a preços entre os 6,5eur e os 12eur.

Mas o sucesso português continua, desta feita na Suíça, onde Portugal arrecadou quatro prémios na competição internacional promovida pela publicação internacional de comunicação visual Graphis: um de platina e três de ouro. Todos os anos,  esta publicação – fundada em 1944 - selecciona os melhores trabalhos de design de entre milhares de candidatos.
O prémio Platina foi para o Whitestudio, na categoria "Packaging" (embalagens). Num projecto realizado para a aguardente da marca Esporão (ver foto). O designer Eduardo Aires, autor, impressionou o júri conferindo à garrafa a forma de uma embalagem de perfume apresentada numa caixa de cartão.                                                                                       
Quanto ao ouro, um dos galardões foi para João Machado, na categoria "Books" (livros) graças ao livro sobre selos que o designer desenhou para a Caleidoscópio. Neste trabalho, João Machado optou por uma capa preta com um enorme rectângulo que por sua vez está dividido em outros nove rectângulos coloridos, remetendo para a imagem de uma folha de selos.
Também o português Sérgio Alves foi distinguido com ouro na categoria "Posters".  O trabalho premiado consiste num cartaz realizado para a peça Aninando da companhia de teatro Terra na Boca.  A imagem mostra letras que sugerem o formato de  móveis de madeira e duas caras mascaradas construídas a partir de recortes.
Também a Sonae mereceu o galardão de ouro pelo design da sua imagem corporativa. A adaptabilidade e mutabilidade do logótipo da Sonae – composto de vários círculos azuis – captaram a atenção do júri. Este é o segundo prémio recebido daquela publicação, pela empresa portuguesa, depois de, no ano passado, o Relatório de Contas da Sonae ter sido distinguido com um Platinum Award e integrado no ranking Graphis 100 Best Annual Reports 2011.
Numa semana rica em prémios de inovação e qualidade para Portugal e para os portugueses, importa ainda referir o jovem designer Pedro Gomes, um dos 25 vencedores da competição mundial Faces of Design Awards 2012. Como prémio, o designer lisboeta de 27 anos verá o seu trabalho apresentado a cerca de 1.500 representantes da área. Esta competição tem como principal objectivo dar a conhecer novos talentos do design aos principais agentes do mercado da área. Para isso, concorrentes de todo o mundo apresentam, anualmente, um portefólio dos principais projectos que realizaram.                                             
O portefólio do jovem designer foi um dos 25 premiados e recebeu também uma menção especial do júri. No entanto, este não é o primeiro prémio conseguido por Pedro Gomes, que já recebeu outros dez reconhecimentos do género ao longo da sua carreira profissional.

Dica: Em época de crise, continuamos todos á procura de “borlas”, por isso importa alertar os caros leitores para o facto de na compra de chocolates M&M’s ser possível obter bilhetes de cinema. Basta para tal deliciarem-se e depois efectuarem a sua inscrição no site.
Só mais uma: Não deixem de passar por Guimarães e “beber” toda a cultura que por lá se “respira” durante este ano.

Boa Semana e excelentes noticias,



Ana Esperança
Pinhal Novo
Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.





Outros artigos da autora:


Haja saúde!




Comentários