Haja saúde!

Uma Luz na Austeridade by Ana Esperança
Haja saúde!

Numa semana de inúmeras boas noticias na área da saúde, resolvi partilhar com os caros leitores este importante tema. É sempre bom saber o que de bom se faz por cá neste nível, as investigações, os avanços, as campanhas preventivas, etc. Neste âmbito e para terminar o difícil mês de Janeiro, mais de 15.000 almoços saudáveis foram servidos esta terça-feira em Coimbra, numa iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). "Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra" foi o nome da campanha, cujo objectivo foi sensibilizar a população para a importância de uma alimentação equilibrada, elemento fundamental na prevenção do cancro.



Foi com grande entusiasmo que esta ideia foi recebida na cidade estudantil e a adesão à proposta da LPCC superou todas as expectativas. A campanha de almoços saudáveis contou com a participação de cantinas escolares de jardins-de-infância, escolas dos 1º, 2º e 3º ciclos, escolas secundárias e superiores. Mas nem só os estudantes tiveram direito a uma refeição amiga da saúde, os refeitórios dos hospitais de Coimbra também se juntaram à iniciativa, tal como diversos restaurantes, instituições de apoio social e cantinas de trabalhadores.
No total, foram disponibilizados mais de 15.000 almoços, aos quais esteve associada a distribuição de um toalhete com informações sobre a causa, os factores de risco e a prevenção do cancro colorretal.
Esta espantosa iniciativa marcou, aliás, o início da campanha nacional de prevenção deste tipo de cancro, um dos que mais mata em Portugal. "No homem, o cancro colorretal é a segunda causa de morte por cancro, após o cancro do pulmão, e na mulher é a primeira causa, tendo já ultrapassado a mortalidade por cancro da mama", segundo informou o presidente da LPCC, Carlos Freire de Oliveira.  

Por outro lado, e como forma de tentar combater aquela que é uma das principais causas de morte nas mulheres, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, em parceria com a Associação Laço, inaugurou esta terça-feira (um dia rico no que respeita a saúde) a renovada Área de Diagnóstico Mamário da Clínica da Mama, enriquecida com equipamentos actualizados para um melhor diagnóstico e tratamento.  O espaço conta, agora, com aparelhos inovadores com o objectivo de permitir às mulheres, antes e depois do diagnóstico de cancro da mama, um acompanhamento multidisciplinar e mais eficaz.
Entre os meios técnicos mais avançados destacam-se, por exemplo, equipamentos actualizados de mamografia digital, de ecografia e sistemas de biopsia percutânea altamente modernos. Além disso, a Clínica da Mama terá também à disposição uma máquina inovadora - a primeira do Serviço Nacional de Saúde - que permite a obtenção de mamografias 3D graças a uma tecnologia denominada Tomossíntese. 
Constituído por cinco salas que permitem a realização de técnicas de intervenção mamária que representam cerca de 2000 procedimentos anuais, tanto para doentes do IPO como para pacientes enviados de outras instituições, o espaço físico da Clínica passou igualmente por um processo de renovação, tendo sido redesenhado com vista à maximização do conforto das mulheres.

Novíssimo: A Universidade de Coimbra desenvolveu e lançou ontem (6ª feira) o primeiro medicamento radiofarmacêutico português, através do seu Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS). Denominado FDG*UC (Fluodesoxiglucose 18F UC) e aprovado pelo INFARMED, o medicamento será utilizado no diagnóstico médico de oncologia.       
De acordo com o vice-presidente para a área da investigação da Universidade de Coimbra e Director Técnico do ICNAS Produção, Amílcar Falcão, este rádio fármaco é o primeiro medicamento do género criado em Portugal numa universidade portuguesa.
A chegada deste medicamento ao mercado surge depois de um processo de investigação de cerca de uma década, que implicou o doutoramento de investigadores no estrangeiro e envolveu 1500 doentes em ensaios clínicos.
Volte face: Ainda em Coimbra, e após a interrupção em Julho último dos transplantes hepáticos infantis e consequente transferência dos doentes para Espanha, prevê-se agora o recomeço destas cirurgias.
Esta medida ocorreu após os Hospitais da Universidade de Coimbra terem perdido o único cirurgião com competências para o procedimento mas vê agora o seu recomeço já no próximo dia 15 de Março. As consultas de avaliação de crianças candidatas a transplantes de fígado deverão começar a 6 de Fevereiro e, no próximo mês, prevê-se que estejam reunidas todas as condições para voltar a realizar as operações em questão, evitando desta forma a deslocação destes doentes já por si tão debilitados.

Só para que conste: Portugal tem um tratamento à hiperplasia benigna da próstata considerado único a nível mundial. Trata-se de uma técnica pouco invasiva com quase 90% de sucesso que está a suscitar o interesse de médicos de todo o mundo. O tratamento é feito com anestesia local, não implica perdas de sangue e é praticamente indolor. Embora este tratamento não cure todos os doentes, há uma melhoria em cerca de 85% a 90% dos doentes, segundo o chefe de equipa de radiologia do Hospital Saint Louis, em Lisboa, (João Pisco), nos casos mais graves, em que os pacientes necessitam de algália, “passadas uma ou duas semanas, já dispensam algália e melhoram significativamente”.
Caríssimos amigos e leitores, mesmo em crise e desespero, podemos pelo menos contar com o desenvolvimento e as boas noticias na área da Medicina. Como diriam os mais antigos: haja saúde!

           
Boa Semana, muita saúde e excelentes noticias,





Ana Esperança
Pinhal Novo
Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.





Outros artigos da autora:








Comentários