Exposição abriu semana do Mar em Setúbal

“Devolver o usufruto da zona ribeirinha aos setubalenses”

A inauguração da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, no antigo edifício da Lota, marcou a abertura da Semana do Mar – Setúbal 2016, que decorre até domingo. “É com muita alegria que damos continuidade a esta iniciativa de celebração da relação da cidade com o rio e que reforçamos os laços de trabalho com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra”, afirmou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia que marcou a abertura do evento, ao final da tarde de segunda-feira, em frente ao antigo edifício da Lota, no Cais 2.
Exposição mostra a arte da pesca ao longo dos anos na cidade 

A Semana do Mar, organizada pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, vai ao encontro da estratégia de voltar a cidade para o rio. “Esta tem sido a nossa grande aposta e estamos a conseguir concretizar os nossos objetivos”, diz a chefe do executivo municipal setubalense.
Daí que, sublinha Maria das Dores Meira, o município de Setúbal tenha voltado a estar “na linha da frente, com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, para organizar a Semana do Mar”, uma iniciativa que considera importante no cumprimento do desígnio de “devolver o usufruto da zona ribeirinha aos setubalenses e da vista magnífica sobre o Sado”.
Também José Castelo-Branco, representante da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, frisou o “interesse e o empenho” que a entidade portuária coloca no reforço da Semana do Mar. “A cidade tem de se voltar cada vez mais para o mar e estar vocacionada para a economia do mar. O papel da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra é crucial nesse caminho. Por isso vamos continuar a realizar esta iniciativa”.
A inauguração da mostra “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, organizada em parceria com a Setúbal Pesca e a Bivalmar, foi o primeiro evento da Semana do Mar 2016.
A exposição, repartida em duas salas, é composta por réplicas de barcos, aparelhos e instrumentos de pesca, documentos necessários ao trabalho dos pescadores, bem como fotografias e artigos de jornal sobre a atividade piscatória em Setúbal.
A Setúbal Pesca e a Bivalmar contaram com o contributo de pescadores e familiares que cederam objetos e partilharam informações e opiniões sobre a melhor forma de ordenar a exposição.
A inauguração da mostra foi precedida de uma encenação por duas atrizes do Galateia, Edição de Produção Cultural, com base numa fusão dos textos de Raúl Brandão com as histórias que os pescadores contam sobre a atividade em Setúbal noutros tempos.
Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e animação musical, passeios em embarcações tradicionais e palestras são outras iniciativas da Semana do Mar – Setúbal 2016, a decorrer até dia 16.

Artigos Relacionados: Semana do Mar arranca esta tarde em Setúbal

Comentários