Semana do Mar arranca esta tarde em Setúbal

Visitas a navios, street food e muita animação na Semana do Mar

Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e animação musical, e passeios em embarcações tradicionais são atividades da Semana do Mar – Setúbal 2016, entre 10 e 16 de Outubro. O evento, organizado pela Câmara de Setúbal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, de celebração da relação da cidade com o rio, começa esta segunda-feira às 17h30, com a inauguração da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, promovida em parceria com a Bivalmar e a Setúbal Pesca, no Cais 2. Após uma encenação baseada no texto “Os Pescadores”, de Raul Brandão, pelo Grupo Galateia, segue-se, às 19h30, um cocktail de degustação de sabores do mar, organizado em parceria com a Docapesca.
Navio escola Sagres regressa a Setúbal esta semana 

No dia 11, pelas 15 horas, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a palestra “Experiências Náuticas Surpreendentes”, com Francisco Lufinha, que em 2015 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros.
A ação é organizada em parceria com escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Segue-se outra palestra, intitulada “Os primórdios da atividade portuária no Estuário do Sado - do período Fenício até à Idade Média”, por Carlos Tavares da Silva, a realizar, às 17 horas, no auditório da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, numa organização desta instituição em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal.
O segundo dia da Semana do Mar termina com um concerto da Banda da Armada, de entrada gratuita, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.
O evento prossegue a 13 com a terceira edição do Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade, que, desta vez, aborda a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”.
O encontro, a realizar entre as 9h30 e as 13 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, é de participação gratuita, mediante inscrição, através dos contactos da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, 265 542 023 oussilva@portodesetubal.pt.
Da parte da tarde, a partir das 16 horas, a Casa da Baía é palco da apresentação de um projeto da Câmara Municipal de Setúbal, na área da Proteção Civil, inovador a nível nacional.
O “Setúbal SOS” é uma aplicação para smartphone, disponível para os sistemas operativos Android e IOS (Apple), que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador da central de chamadas do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis edo GPS do telemóvel.
A aplicação permite também o contacto do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros com o utilizador, através do envio de notificações com avisos ou alertas meteorológicos.
A instalação no telemóvel da aplicação “Setúbal SOS”, que se destina a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam Setúbal e tem como âmbito geográfico de utilização o concelho, é gratuita.

Visitas aos navios portugueses 
Após esta sessão, a Semana do Mar prossegue com a chegada a Setúbal do navio-escola Sagres e de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, com acostagem prevista para as 18 horas no Cais 2 do Porto de Setúbal. Após a apresentação de cumprimentos ao comandante do Sagres, marcada para as 19 horas, segue-se o primeiro período de visitas públicas ao navio, entre as 20 e as 23 horas.
Gastronomia, animação musical e stands institucionais integram a iniciativa veleiros ao luar, que decorre nos dias 13, 14 e 15, das 20 às 23 horas, igualmente no Cais 2.
O Creoula e a Vera Cruz juntam-se ao Sagres às 10 horas de dia 14, e as três emblemáticas embarcações portuguesas recebem, entre as 10 e as 17 horas, a visita de centenas de alunos das escolas do concelho.
Estão igualmente previstos batismos de mar na lancha de fiscalização rápida, entre as 10 e as 18 horas, e visitas públicas ao Creoula e à Vera Cruz, das 14 às 23 horas.
No dia seguinte, 15 de Outubro, prosseguem as visitas da população em geral às embarcações, incluindo o Sagres, das 10 às 23 horas.
Passeios no Sado a bordo das embarcações tradicionais Zé Mário, Hiate de Setúbal e Maravilhado Sado, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, é outra iniciativa agendada para dia 15. A participação nas visitas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita no stand da organização da Semana do Mar – Setúbal 2016 instalado no Cais 2 ou no endereço ssilva@portodesetubal.pt.
De destacar ainda no dia 15 a Regata Dia Mundial do Mar, das 10 às 14 horas.
Um desfile náutico de partida das embarcações Sagres, Creoula e Vera Cruz, às 10h30, marca o último dia do evento, a 16.
Está ainda prevista a realização de diversos workshops ao longo da Semana do Mar – Setúbal 2016.

Comentários