Câmara de Setúbal nega “dívidas astronómicas"

Setúbal diz estar a cumprir prazos da dívida à EGEO

A Câmara de Setúbal clarifica que celebrou, em 2013 e 2014, acordos de pagamento com a empresa de recolha de resíduos sólidos urbanos (EGEO) que asseguram a liquidação das faturas vencidas e vincendas, pelo que não existe qualquer incumprimento. O esclarecimento é feito na sequência de um texto publicado pelo Correio da Manhã na edição de sábado, intitulado “Dívidas astronómicas de milhões”, que afirma que as dívidas à EGEO “superavam em Julho de 2013 os cinco milhões de euros”.


Autarca de Setúbal rejeita dívidas à empresa de recolha de lixo 

Segundo notícia o Correio da Manhã, as dívidas da Câmara de Setúbal à empresa de resíduos sólidos e urbanos, a EGEO, superavam em Julho de 2013 os cinco milhões de euros. A denúncia foi feita pelos vereadores da oposição e, na altura, pelo candidato do PSD à Câmara de Setúbal, Luís Rodrigues, que falou, dívidas astronómicas" e acusou Maria das Dores Meira de má gestão.
Em resposta, explica o gabinete de imprensa do município de Setúbal, "o jornal não comunicou à autarquia a intenção de noticiar esse dado, impossibilitando, assim, o exercício do direito ao contraditório e a apresentação da informação com atualidade e rigor". O texto em questão surge como caixa de um trabalho jornalístico de uma página sustentado na declaração de rendimentos e património da titular do cargo de presidente da Câmara  de Setúbal, assunto já comentando por Maria das Dores Meira na sua página de facebook.
A autarca salienta que o Correio da Manhã decidiu, “pela segunda vez nos últimos anos”, dedicar especial atenção à sua declaração de rendimentos entregue no Tribunal Constitucional.
“Entre insinuações inadmissíveis, o jornal revela que sou proprietária de 14 imóveis, o que é verdade, mas ‘esquece’ que todos eles foram adquiridos antes de ter sido eleita, em 2001, para os cargos autárquicos que desempenho desde essa data”, assinala Maria das Dores Meira.
Este facto, considera a presidente do executivo, contraria a ideia latente no texto de que teria enriquecido depois de se tornar autarca e demonstra que, “ao contrário de outros”, teve e tem uma vida profissional que vai muito para lá da política. “Vida que continuarei a ter depois de ser autarca, porque sempre dependi da minha atividade profissional para ser o que sou”, concluiu Maria das Dores Meira.

Autarca é proprietária de 14 imóveis
Segundo escreveu o Correio da Manhã, Maria das Dores Meira tem 57 anos e um vasto património imobiliário. Segundo a última declaração de rendimentos, que apresentou no tribunal constitucional (TC) a 16 de outubro de 2013, é proprietária de 14 imóveis. Tem quatro apartamentos, cinco escritórios, cinco garagens, e ainda tem uma empresa especializada em marcas, patentes e alvarás, a Tecnimarca.
No que diz respeito aos apartamentos, a autarca comunista declarou dois T3 em Almada, um T1 e um T4 na urbanização Soltroia, em Troia. Já os escritórios, dois localizam-se em Setúbal e três em Lisboa, todos eles com áreas entre os 200 e os 400 m2. Depois possui ainda três garagens em Almada e duas em Lisboa, revela o jornal.
Escreve ainda o diário que apesar do património, Maria das Dores Meira não declara valores de rendas. Também não apresenta outros rendimentos além do seu salário de autarca, apesar de ter uma empresa.
Foi vereadora da Câmara de Setúbal entre Janeiro de 2002 e Setembro de 2006 com os pelouros da cultura, educação,desporto, juventude e inclusão social.
Maria das Dores Meira assumiu as funções de presidente da Câmara municipal em Setembro de 2006 na sequência da demissão do então autarca Carlos de Sousa.
A autarca é natural de Lisboa. Nasceu a 13 de Setembro de 1956. Foi agente da Propriedade Industrial e tem formação de advocacia na mesma área.

Artigo Relacionado: Recolha do lixo “pode estar” em risco em Setúbal

Agência de Notícias

Comentários