Recolha do lixo “pode estar” em risco em Setúbal

Câmara deve cinco milhões a empresa de recolha de lixo 

De acordo com uma investigação do jornal Correio da Manhã, as dívidas da Câmara de Setúbal à empresa de prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e urbanos pode colocar em causa a limpeza da cidade de Setúbal. A dívida da autarquia à EGEO tem três anos e ascende a mais de cinco milhões de euros. Em comunicado, a Câmara de Setúbal afirma que, ao contrário do que afirma o jornal, não existe qualquer risco de haver uma quebra na prestação dos serviços de higiene e limpeza no concelho, em especial no que diz respeito à recolha de lixo.

Município de Setúbal deve cinco milhões a empresa de recolha de lixo

De acordo com o Correio da Manhã, o contencioso entre a autarquia e a empresa arrasta-se há três anos. A EGEO (empresa contratada pela autarquia) avançou para Tribunal para cobrança do valor de faturas já vencidas. Chegou a haver acordo para pagamento das dívidas em atraso, em várias tranches. Foram pagos apenas 800 mil euros.
As duas partes voltaram a contencioso em 2012, após várias tentativas de resolução do litígio, mas a Câmara de Setúbal continua por liquidar um valor que ascende atualmente a 5,6 milhões de euros.
As dívidas da autarquia podem comprometer, a qualquer momento, os serviços de recolha de resíduos sólidos e urbanos da cidade, bem como a limpeza das ruas. A empresa ameaça, a manter-se o incumprimento, suspender os serviços.
A EGEO,  para já, não cometa o assunto.
Os vereadores da oposição acusam a autarquia de irresponsabilidade. O candidato do PSD à Câmara de Setúbal, Luís Rodrigues, fala em "dívidas astronómicas" e acusa a atual presidente, Maria das Dores Meira, de má gestão.

Recolha não “está em risco” diz a Câmara
A Câmara Municipal de Setúbal, perante a notícia clarifica em comunicado que, “ao contrário do que afirma o jornal, não existe qualquer risco de haver uma quebra na prestação dos serviços de higiene e limpeza no concelho, em especial no que diz respeito à recolha de lixo”.
Fonte da Câmara de Setúbal diz ainda que “caso venha a ser necessário, encontrará as soluções adequadas para fazer a recolha de lixo nas limitadas zonas do concelho onde este serviço é ainda prestado por uma empresa privada”.
De acordo com a autarquia, “a EGEO tem a responsabilidade de fazer a recolha de lixo em dois dos dez circuitos que compõem o sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos do concelho de Setúbal”.
Ainda segundo o comunicado, “neste momento decorre os seus trâmites processuais a ação interposta em tribunal pela EGEO para recuperação de créditos em dívida pela Câmara Municipal de Setúbal, ação sobre a qual entendemos que não nos devemos pronunciar”.
A Autarquia está a fazer todos os esforços possíveis, no contexto das dificuldades agravadas que se sentem em todo o país, para saldar as suas dívidas com esta empresa, o que é, aliás, comprovado por vários acordos já feitos com a EGEO”, esclarece fonte do município sadino.

Agência de Notícias 

Comentários