Moita aprova esta quarta-feira orçamento de 42 milhões para 2022

Autarquia prevê requalificação de toda a zona ribeirinha do concelho

Foi aprovado, em reunião de câmara,  o documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022. A requalificação da zona ribeirinha, desde a Baixa da Banheira até Sarilhos Pequenos, é o grande projeto em destaque do orçamento municipal, como "forma de reaproximar a população do rio, a par da requalificação da Caldeira da Moita onde está prevista a criação uma zona de lazer na envolvente, com restauração, espaços verdes e a instalação do novo Posto de Turismo", sublinha a autarquia socialista.  O orçamento para 2022 é de 46 milhões de euros e passou com os votos favoráveis do executivo PS e a abstenção dos vereadores da CDU e do Chega.
Caldeira da Moita irá ganhar mais espaços verdes 


A requalificação da zona ribeirinha, desde a Baixa da Banheira até Sarilhos Pequenos, é o “grande projeto em destaque” nas prioridades da autarquia para o próximo ano, com vista a reaproximar a população do rio.
A intervenção vai implicar um investimento camarário de 2,5 milhões, com a autarquia presidida por Carlos Albino, a prever também a requalificação da margem da zona da Caldeira da Moita, por 350 mil euros, com a criação de uma zona de lazer, com unidades de restauração e mais espaços verdes, além da instalação do novo Posto de Turismo.
Outra fatia importante do orçamento aprovado destina 15 milhões de euros para a habitação social. De acordo com a Câmara, no âmbito da educação e com o objetivo de “proporcionar aos alunos melhores condições para a prática desportiva”, naquele plano de investimentos é igualmente proposta a construção de um pavilhão desportivo na Escola Secundária da Baixa da Banheira, equipamento que aquele estabelecimento de ensino “espera há vários anos”, realça o munícipio. A empreitada está estimada em um milhão de euros.
O documento inclui ainda uma verba de 750 mil euros para o Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes, projeto do anterior executivo que, entretanto, já sofreu alterações no presente mandato.
Para 2022 estão ainda apontados investimentos na requalificação do estacionamento da praia do Rosário (350 mil), na construção de pontões de atracagem (201 mil) e na recuperação do moinho do Gaio (150 mil). 
Também a modernização administrativa é outra das áreas que “ganha importância” nas Grandes Opções para o próximo ano, como forma de “desburocratizar os serviços e torná-los mais eficientes”. Para isso, será assinado um protocolo em breve com a Agência para a Modernização Administrativa, para transformação dos Balcões do Munícipe em Espaços Cidadão.
O documento vai agora ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal, nesta quarta-feira às 21 horas, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários