PAN diz que pais devem escolher escola para filhos com deficiência em Setúbal

Partido vai lutar para melhorar as condições dos estabelecimentos de ensino especial

A cabeça de lista do PAN à presidência da Câmara de Setúbal, Paula Costa, defendeu que os pais de crianças portadoras de deficiência devem ter uma palavra importante na escolha das escolas dos filhos. "A opção tem que ser dos pais, a opção tem que ser dos utentes", defendeu Paula Esteves da Costa após uma reunião com a direção APPACDM (Associação Portuguesa De Pais E Amigos Do Cidadão Deficiente Mental) de Setúbal, em que também participou a líder do PAN, Inês de Sousa Real. 
Ensino especial na cidade e no país nas linhas de prioridade 

"As escolas públicas são chamadas a dar opinião, mas, como isso não ajuda às estatísticas, decidem que não querem fazer o encaminhamento dessas crianças [para escolas de ensino especial como a APPACDM], porque isso lhes pode trazer uma avaliação negativa, porque estão a assumir que não têm condições para aceitar um aluno para inclusão", disse a candidata do Pessoas Animais Natureza. 
Por outro lado, Paula Costa afirmou-se surpreendida com as dificuldades que a associação (APPACDM de Setúbal) tem neste momento, que considera serem "graves e inacreditáveis".
"Eles [APPACDM] não têm saneamento. É uma ecoescola e o município nem sequer cá pôs um ecoponto. É inacreditável ouvirmos estas situações. Não terem resposta a nível do município, não terem respostas a nível do Ministério da Educação para que sejam reconhecidos pelo trabalho que fazem", lamentou a cabeça de lista do PAN em Setúbal.
Paula Costa disse ainda que o PAN, tanto a nível nacional como em Setúbal, vai lutar para melhorar as condições destes estabelecimentos de ensino especial que reconheceu serem fundamentais para o desenvolvimento de muitas crianças e para o equilíbrio das famílias, mas que muitas vezes não são reconhecidas pelo trabalho que fazem.
Nas eleições autárquicas de 26 de Setembro, Paula Esteves da Costa terá como adversários André Martins (CDU), Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Pedro Conceição (CDS-PP), Fernando Pinho (BE), Carlos Cardoso (IL) Luís Maurício (Chega), Carina de Deus (RIR/PDR Todos Somos Setúbal) e Fidélio Guerreiro (NC/PPM Amar Setúbal).
A CDU, coligação que junta PCP e PEV, governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos, liderados por Maria das Dores Meira, que está prestes a terminar o terceiro e último mandato em Setúbal e que este ano é cabeça de lista da CDU em Almada.
O PS é atualmente a segunda força política do concelho de Setúbal, com três vereadores, e o PSD tem um.

Comentários