Fuzileiros salvam golfinho nas margens do rio Coina

Marinha indicou que o grupo transportou o animal até ao Barreiro

Um grupo de cinco fuzileiros resgatou nesta quarta-feira um golfinho que se encontrava preso nas margens do rio Coina, no Barreiro. De acordo com um comunicado da Marinha Portuguesa, o alerta foi dado por dois pescadores que encontraram o mamífero. Depois de dado o alerta, “foi activado um bote da Unidade de Meios de Desembarque”, com cinco militares prontos para a “missão especial”, explicou a Marinha.
Golfinho foi salvo por grupo de fuzileiros 

Contudo, devido à maré baixa e à desorientação do animal, “não foi possível deslocar o golfinho para o meio do canal”, sendo necessário transportá-lo dentro do bote de salvamento.
Dessa forma, “foi necessário os militares saírem do bote, levantarem o mamífero marinho e colocá-lo dentro da embarcação”, para o resgatarem das águas do rio Coina. Foi com o recurso a baldes de água que mantiveram o golfinho molhado e hidratado até ser colocado de novo no rio.
O golfinho foi libertado na zona do Barreiro, por volta das 12h50, num local “em que a profundidade do canal permitia que este saísse a nadar”, concluiu a Marinha Portuguesa.
O comunicado acrescenta ainda que o golfinho nadou em direcção ao estuário do Tejo, “sem dificuldades”, após serem verificados e cumpridos os requisitos estabelecidos pelas entidades técnicas.

Comentários