Câmara do Montijo reduz dívida em 817 mil euros

"A situação económica e financeira do município do Montijo é estável e muito positiva"

Na reunião de câmara de 31 de Agosto o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, apresentou o Relatório Semestral sobre a situação financeira e económica do Município dando conta que o endividamento municipal foi reduzido em 817 mil euros. O relatório da responsabilidade do auditor externo permite “monitorizar e acompanhar a gestão municipal no decurso do ano económico e que, por isso mesmo, permite uma leitura independente sobre a situação financeira municipal”, informou o presidente.
Dívida da autarquia reduz em mais de 800 mil euros 

Nuno Canta informou ainda que o município “regista uma margem absoluta de possibilidade de envidamento superior a 30 milhões de euros”.
O relatório demonstra que os resultados obtidos pelo município, cumprem na íntegra a Lei de Compromissos e Pagamentos em Atraso, apresentando sempre fundos disponíveis positivos durante o primeiro semestre do corrente ano.
“No final do semestre o prazo médio de pagamento foi de sete dias. O esforço da gestão municipal em manter um prazo médio de pagamento reduzido e em geri-lo com rigor, constitui uma forte aposta no reforço da confiança dos nossos fornecedores”, disse o autarca.
“Na análise orçamental verificamos um excelente grau de realização da despesa correspondendo a um grau de execução orçamental anual de 43 por cento no primeiro semestre”, afirmou Nuno Canta  acrescentando que, no que se refere à despesa cobrada, destaca-se “um aumento global de três por cento, justificado pelo aumento das transferências de capital, em resultado da recuperação de fundos comunitários do quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para a realização de obras do Passeio do Cais e de Reabilitação do Mercado Municipal”.
De acordo com o relatório apresentado pelo Revisor Oficial de Contas, “a situação económica e financeira do município do Montijo é estável e muito positiva, com redução efectiva do endividamento da entidade”.
Os resultados obtidos “demonstram claramente que foram aplicadas reformas que se caraterizam pela redução de custos, preparando melhor a administração autárquica e garantindo os interesses de todos os montijenses”, sublinhou o autarca.

Comentários