Montijo em festa por São Pedro na terça-feira

Seis dias de emoção, fé, tradição e muita animação 

Começa terça-feira a maior festa do concelho do Montijo. De 27 de Junho a 2 de Julho, as ruas do Montijo voltam a receber milhares de pessoas. A Comissão de Festas perspetiva ultrapassar os 250 mil visitantes que, certamente, encontrarão inúmeros atrativos para preencher os seus dias e noites no Montijo, nas ruas e pátios temáticos que estão a ser ornamentados por milhares de flores de papel e outros elementos decorativos. Um programa diversificado, abrangente e amplo, para todas as idades e todos os gostos: das procissões às tradições taurinas, da gastronomia à música, das marchas aos bailaricos. Do bibe eléctrico aos almoços populares. João Pedro Pais abre já amanhã à noite o palco principal. Tony Carreira chega para o concerto final a 2 de Julho, na zona ribeirinha da cidade. A noite da PopularFM realiza-se a 28 de Junho.  Ao todo são mais de um dezena de palcos e quase cinco mil eventos que vão marcar o ritmo das festas. A música vai estar por todo o lado. Há para todos os gostos.
Procissão em honra de São Pedro é uma das tradições das festas


Seis dias inesquecíveis. E estão mesmo a chegar. Falta tão pouco! As emoções vão estar ao rubro com as Festas Populares de São Pedro 2017. Tony Carreira e João Pedro Pais serão apenas duas das razões para vir ao Montijo, de 27 de Junho a 2 de Julho.
"O programa deste ano reflete o valor da diversidade que sempre a cidade do Montijo teve, assim como de abertura para com todas as culturas", sublinhou o presidente da Câmara do Montijo, na apresentação das Festas Populares de S. Pedro.
Nuno Canta, referiu que “as festas são um resultado coletivo de toda a comunidade montijense, das associações, das coletividades, das nossas tertúlias, dos voluntários, dos elementos da comissão de festas, das instituições económicas, da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, entre outros”.
O autarca salientou ainda o "trabalho muito digno que muitas montijenses têm tido ao longo de meses, para enfeitar os pátios dos pescadores com milhares de flores de papel, um marco de cultura e tradição local". 
Para Nuno Canta, "longe vai o tempo em que as pessoas, nos dias e noites quentes, se afastavam do Montijo. Agora as festas voltaram a atrair os montijenses e milhares de pessoas de fora. Por isso este ano as festas vão estar centradas na Praça da República e no estuário do Tejo, lugares de história e de memória, mas também de portas abertas para o futuro". 
“Este ano, as festas têm uma programação que reflete os grandes valores da cidade: a diversidade e a abertura. São estes valores que vamos celebrar”, afirmou o autarca.
O presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos afirmou que este ano o arraial tem seis mil metros, 40 mil pontos de iluminação. Vão ser 148 eventos e 4828 participantes, que vão atuar durante os seis dias de festa”.

Os destaques do programa 
As festas arrancam a 27 de Junho, às 19 horas, com a abertura oficial junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde se fará ouvir o hino das Festas Populares de São Pedro. Neste primeiro dia de programa, destaque para o concerto de João Pedro Pais, no palco da Praça da República, às 22h30.
No dia 28 de Junho, às 22 horas,  na Praça da República, a noite será da Popular FM com a atuação de vários artistas convidados.
Dia de São Pedro, quinta-feira, dia 29 de Junho, às sete da manhã, a Procissão Fluvial vai sair do Cais das Faluas. A Procissão Noturna em Honra de São Pedro está marcada para as 22 horas e será um dos momentos altos da nossa festa, com cerca de 26 andores presentes.
Como habitualmente, no dia de São Marçal, 30 de Junho, vai voltar a cumprir-se a Arrematação das Bandeiras e Imagens e o Tradicional Almoço da Classe Piscatória. À noite as Marchas Populares desfilam na Avenida dos Pescadores e na Praça da República.
À meia-noite é a hora da ansiada Grande Noite de Comes e Bebes e do Pescador com “O Grande Churrasco” e massa de peixe, junto à SCUPA, com o apoio da Raporal/STEC no Bairro dos Pescadores e na Praça Gomes Freire de Andrade.
No dia 1 de Julho, sábado, uma novidade: às 13 horas na Rua Humberto de Sousa, realiza-se o primeiro Almoço do Grupo de Amigos do Bairros dos Pescadores. Um dia de festas que irá terminar com “O Grande Churrasco”, às 00h30, na Rua Joaquim de Almeida, e o Bibe Elétrico, a partir da uma da manhã, com saída do Largo da Sibéria.
No domingo, dia 2 de Julho, terá lugar o I Encontro de Charangas Festas Populares de São Pedro e o almoço “Pé na Areia” entre tertúlias, moradores e amigos, na Rua Joaquim d’Almeida.
A Rua Joaquim de Almeida e a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos são o palco principal das tradições tauromáquicas. No dia 1 de Julho, às 17 horas, sairá da Rua Joaquim de Almeida o Cortejo Marialva com campinos trajados a rigor e cabrestos. 
No dia 2 de Julho, a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, vai receber uma aula Prática de Toureio a Pé, com as escolas taurinas do Montijo, de Badajoz e de Sevilha. Outra importante novidade tauromáquica das Festas de São Pedro 2017 é a realização, pela primeira vez em muitos anos, de duas corridas de toiros: no dia 28 de Junho e no dia 1 de Julho, esta especial, porque Luís Rouxinol, cavaleiro do concelho do Montijo, irá enfrentar um dos maiores desafios da sua carreira, ao lidar em solitário seis touros, de distintas ganadarias, estando as pegas a cargo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.
E para acabar… Tony Carreira, no dia 2 de Julho, no palco da Frente Ribeirinha, com início às 22h30, num espetáculo ímpar, ao que se seguirá o tradicional fogo-de-artifício piromusical e a queima do Batel.
Consulte aqui o programa completo das Festas de São Pedro, no Montijo. 

Comentários