Trabalhadores da Autoeuropa aprovam Acordo de Empresa

Acordo salva de despedimento coletivo até Setembro de 2016

Esta terça-feira foi revelado pelo coordenador da Comissão de Trabalhadores, António Chora que o novo acordo da Empresa que prevê aumentos salariais de 1,5 por cento e a manutenção dos postos de trabalho em 2016 foi aprovado na maioria pelos trabalhadores da Autoeuropa. "Este acordo de empresa, aprovado na terça-feira pelos trabalhadores, é mais um contributo para a manutenção do emprego", disse o representante dos trabalhadores. "Garantir a manutenção dos postos de trabalho foi a parte mais difícil deste acordo", reconheceu António Chora, salientando que agora é necessário encontrar soluções para ocupar todos os trabalhadores até que seja atribuído um novo modelo da Volkswagen para ser produzido na fábrica de Palmela.
Trabalhadores da Autoeuropa aceitam acordo 

O novo acordo de empresa da fábrica portuguesa da Volkswagen foi aprovado esta terça-feira por 76,3 por cento dos 2482 trabalhadores que exerceram o direito de voto, num universo de 3676 inscritos. Além do aumento salarial de 1,5 por cento com uma atualização mínima de 20 euros para os trabalhadores da Autoeuropa, o coordenador da comissão de trabalhadores, António Chora, refere que "serão mantidos os postos de trabalho em 2016".
A garantia que não haverá despedimentos até setembro de 2016 foi, segundo António Chora, "a parte mais difícil deste acordo", explicando que "agora é necessário encontrar soluções para ocupar todos os trabalhadores até que seja atribuído um novo modelo da Volkswagen para ser produzido na fábrica de Palmela".
Este novo acordo garante o pagamento de prémios por objetivos, pagos em Março e Dezembro, bem como a manutenção de 25 dias de férias.
Os trabalhadores nada referiram sobre os modelos em produção, nem sobre a cadência diária da fábrica no primeiro semestre de 2016. Também não houve indicações sobre o tipo de ocupação que será assegurada aos trabalhadores e sobre o número de turnos de laboração diária.
Além do fim da produção do descapotável Eos - já anunciado pela Volkswagen -, na semana passada o jornal Expresso questionou o responsável pela comunicação da Autoeuropa sobre a intenção da VW de acabar a produção dos monovolumes Sharan e Alhambra e do desportivo Scirocco, mas a fonte oficial da empresa apenas refere  que "não comenta especulações". No entanto, a informação continua a circular no sector automóvel sem que tenha sido formalmente negada pela Volkswagen.

Comentários