EDP remodela iluminação pública no Pinhal Novo

Iluminação renovada e desafio às famílias na utilização eficiente de energia

A EDP Distribuição efectuou uma remodelação da rede de baixa tensão e de iluminação pública de Pinhal Novo. A remodelação consistiu na passagem de um troço de rede aérea de baixa tensão para rede subterrânea, “o que permite melhorar não só a qualidade do serviço técnico mas também os níveis de segurança e celeridade em eventuais necessidades de intervenção na rede devido a anomalias”, explica a empresa em comunicado. Ainda na área da energia,  a autarquia, está a promover o Projeto Eco Famílias do Concelho de Palmela, programa de educação ambiental e tutoria que, ao longo de dois anos, pretende apoiar as famílias no uso eficiente da energia e dos recursos. A Câmara integra o Pacto dos Autarcas e elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, que visa a redução, até 2020, das emissões de CO2 em mais de 20 por cento no concelho. 
Pinhal Novo tem nova iluminação desde o final  de Outubro 

Os trabalhos realizados implicaram a retirada de 45 postes de betão, cerca de 1.500 metros de cabo torçado (em postes e em fachadas) e 40 luminárias diversas. Em sua substituição, foram instalados cinco mil metros de cabo subterrâneo e 37 colunas metálicas com 8 metros de altura, equipadas com as respectivas luminárias (11 das quais são LED). Esta remodelação implicou a abertura de quase 2,5 quilómetros de vala e a instalação de 22 novos armários de distribuição, informa a EDP em nota enviada ao ADN.
As principais artérias intervencionadas foram a Praça da Independência e as Ruas de D. Sancho I, dos Lusíadas, de D. João II, de Luís Gomes e da Lagoa da Palha, no lado norte de Pinhal Novo, que realça a empresa de eletricidade, “ficaram visivelmente mais bonitas”.

Câmara de Palmela ajuda famílias na utilização eficiente de energia
Ainda na área da energia,  a autarquia, está a promover o Projeto Eco Famílias do Concelho de Palmela, programa de educação ambiental e tutoria que, ao longo de dois anos, pretende apoiar as famílias no uso eficiente da energia e dos recursos.
Das famílias inscritas, serão selecionadas vinte para esta primeira edição – quatro por cada freguesia – que terá a duração de um ano. "Durante esse período, o município fará o diagnóstico ambiental das famílias, sugerindo a implementação de medidas concretas para a melhoria da gestão e eficiência ambiental e monitorizando o seu desempenho", explica a Câmara de Palmela. 
Serão atribuídos equipamentos de apoio, como lâmpadas economizadoras, redutores de caudal ou compostores, e os elementos das famílias participarão em ações de formação e sensibilização sobre eficiência energética e boas práticas, abertas, também, à comunidade. "No final desse ano, as famílias que acompanhem todo o ciclo de desenvolvimento do projeto e apresentem uma melhoria de, pelo menos, cinco por cento na eficiência energética, serão premiadas com um galardão e com a oferta de equipamento", refere a autarquia.
As inscrições no projeto, que decorrem entre 1 e 30 de Novembro, são gratuitas e encontram-se disponíveis no site oficial da Câmara de Palmela, com o Regulamento de Participação. Os interessados deverão candidatar-se, preenchendo a respetiva ficha de inscrição e entregando-a num dos balcões de atendimento da Câmara Municipal, ou remetendo-a por correio eletrónico, para o endereço ecofamílias@cm-palmela.pt ou por correio postal para Divisão de Atendimento da Câmara Municipal de Palmela, Largo do município, 2954-001, Palmela.
Palmela integra o Pacto dos Autarcas e elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, que visa a redução, até 2020, das emissões de CO2 em mais de 20 por cento. O uso eficiente da água, a mobilidade sustentável e a redução, reutilização e reciclagem de resíduos fazem parte, também, das preocupações do município, que vê nas famílias um dos seus principais parceiros para um concelho mais sustentável e atrativo.

Comentários