Barreiro e Moita juntam-se para construção de canil

Centro de Recolha de Animais Errantes pronto em Março 

O novo Centro de Recolha de Animais Errantes do Barreiro e Moita, obra orçada em cerca de 335 mil euros, deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2016, anunciou hoje a vereadora da Gestão Financeira e Patrimonial do Barreiro. "Está um pouco atrasada a obra de construção do novo canil, mas penso que no primeiro trimestre do próximo ano estará concluído", disse Sofia Lobo. De salientar que o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes vai contemplar 33 boxes para cães, três celas de quarentena, um gatil, e um espaço administrativo. "O novo equipamento é um importante passo para os dois municípios, no que respeita à questão ambiental, proporcionando melhores condições aos animais abandonados", realçam as duas autarquias.
Autarquias querem dar "vida nova" aos cães abandonados 

As câmaras do Barreiro e da Moita assinaram um protocolo de cooperação para a construção de um centro intermunicipal de recolha de animais errantes, que ficará localizado junto ao Mercado Abastecedor do Barreiro e irá contemplar 33 boxes para cães, celas de quarentena, um gatil e um espaço administrativo.
"Com este equipamento vamos dar melhores condições aos trabalhadores e também aos animais. Estamos neste momento a trabalhar num regulamento conjunto com a Câmara da Moita para o centro", salientou.
Segundo o protocolo, as despesas irão obedecer a uma repartição de 60 por cento para o município do Barreiro e de 40 por cento para o da Moita.
"Pretendemos no futuro criar uma política de adoção cuidada dos animais e de não abandono, mesmo sabendo que esta situação não é fácil de conseguir", concluiu a vereadora.
 "Há muito que as nossas instalações são desadequadas e há muito que estudávamos uma solução. Já a encontrámos e procuramos, assim, resolver um problema dos dois concelhos", disse o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, durante a assinatura do protocolo de cooperação para a construção de um Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes, durante o verão.
O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, também se mostrou satisfeito pelo acordo conseguido e afirmou que o trabalho conjunto deve ser algo para continuar.
"É um bom exemplo que devemos replicar noutras ocasiões. Procuramos resolver problemas que são sentidos nos dois concelhos e juntar esforços e este acordo é bom exemplo de juntarmos esforços e recursos para prestar um melhor serviço público", defendeu o autarca.

Comentários