Setúbal dedica mês de Outubro à Pessoa Idosa

Visita ao Convento de Jesus abriu programa dedicado aos mais velhos 

Mais de meia centena de munícipes visitaram, no dia 1 de Outubro, o recentemente intervencionado Convento de Jesus,  em Setúbal, numa atividade que assinalou o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A visita cultural, no âmbito do projeto municipal “Por detrás de…” dirigido à população sénior do concelho, proporcionou, como nas outras sessões já realizadas, uma tarde diferente e aprofundou os conhecimentos sobre a história local. O Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se comemorou ontem é celebrado em Setúbal com um conjunto de atividades, em vários locais, dentro e fora do concelho, ao longo do mês.
População Sénior de Setúbal visitou Convento de Jesus 

Ao longo de uma hora, os 55 participantes, divididos em dois grupos, receberam noções sobre a história do Convento de Jesus, monumento nacional construído no final do século XV, considerado uma referência do manuelino.
Os idosos visitaram a galeria expositiva do Convento de Jesus/Museu de Setúbal, aberta recentemente no âmbito de uma requalificação conduzida pela Câmara Municipal de Setúbal, onde admiraram peças descobertas durante a intervenção, algumas da altura da construção do imóvel, obras de arte sacra e quadros de pintores setubalenses, de que se destaca a tela “Bocage e as Musas”, de Fernando dos Santos.
A visita ao Convento de Jesus repete-se, com outros grupos, ao longo de Outubro, nos dias 2, 9, 13, 27, 29 e 30, sempre às 14h30, igualmente no âmbito do projeto “Por detrás de…” e das comemorações locais do Dia Internacional da Pessoa Idosa.
O projeto municipal já proporcionou um contacto com diversos equipamentos da cidade, como o Arquivo Municipal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo.

Um programa dedicado à pessoa idosa 
O Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se comemorou ontem, 1 de Outubro, é celebrado em Setúbal com um conjunto de atividades, em vários locais, dentro e fora do concelho, ao longo do mês.
“Memórias, Identidades e Patrimónios” é o mote para visitas guiadas organizadas pelo Município ao Convento de Cristo, em Tomar, nos dias 6 e 20, e ao Museu Ferroviário, no Entroncamento, a 13 e 27.
A Câmara de Setúbal dinamiza ainda sessões de cinema do ciclo “Outros Filmes, Outras Épocas”, em diferentes pontos do concelho.
A primeira realiza-se na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão, no dia 8, às 14 horas seguindo-se outra a 14, à mesma hora, no Cinema Charlot – Auditório Municipal. O CATI – Centro de Apoio à Terceira Idade recebe uma sessão no dia 16, igualmente às 14 horas. As últimas apresentações são na Cáritas Diocesana de Setúbal, dia 27, às 10 horas, e no Centro Comunitário de Vanicelos a 28, às 14 horas.
A Junta de Freguesia do Sado participa no programa comemorativo do Dia Internacional da Pessoa Idosa com um almoço-convívio na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 11, às 13 horas.
Já a Junta de Freguesia de São Sebastião promove três eventos distintos. O primeiro é um passeio à Nazaré e a Óbidos, que decorre nos dias 15, 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de Outubro. Nos dias 16 e 22, está previsto outro passeio, a Rio Maior, enquanto a 31, às 16 horas, a população sénior pode assistir à peça de teatro de revista “É só Pagode”, no Grupo Desportivo Independente.
A União das Freguesias de Setúbal propõe um passeio ao Bombarral e às Caldas da Rainha, no dia 23, uma “Matiné numa Discoteca”, no Bar Lounge, a 28, às 15 horas, e uma sessão de jogos tradicionais e cinema, a 30, à mesma hora, num espaço verde a designar.
O Grupo EnvelheSeres também se juntou às comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa com a dinamização de algumas iniciativas, entre elas o III Encontro de Coros Seniores, que se realiza dia 6, às 14 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Uma ação de formação intitulada “A Inteligência Emocional” é outra atividade do Grupo EnvelheSeres, neste caso em parceria com a Escola Superior de Saúde de Setúbal, que decorre no dia 12, às 14 horas, na Casa da Baia, enquanto a 22, à mesma hora, há teatro de revista no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
Os interessados em participar em qualquer destas atividades das comemorações locais do Dia Internacional da Pessoa Idosa devem contactar a respetiva entidade promotora.
O programa, que visa proporcionar momentos de lazer e convívio aos idosos, teve início em Setembro com a 18.ª Festa do Idoso, realizada no dia 13, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos, organizada pela Junta de Freguesia da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. Seguiu-se, a 25, um passeio a Coimbra e à Mealhada proporcionado pela Junta de Freguesia de Azeitão.


Comentários