Palmela apresentou Cartão Municipal Idade Maior

Idosos de Palmela com direito a cartão que dá descontos 

A Câmara de Palmela apresentou, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, o Projeto Cartão Municipal Idade Maior. Tratou-se de uma iniciativa inserida na programação Outubro Maior 2015, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, que corre todo o mês.  Álvaro Amaro, presidente da autarquia de Palmela, lembrou que, "o processo de adesão a este cartão foi simplificado e possui mais vantagens, com parcerias nas áreas da saúde, desporto, bem-estar, moda ou decoração, entre outras". O programa do mês do idoso decorre em todas as freguesias, constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades, com destaque para a Feira Sénior do Município de Palmela, nos dias 13 e 14 de Outubro, no Mercado Municipal de Pinhal Novo. 
Feira Sénior realiza-se a 13 e 14 deste mês no Pinhal Novo 

O Cartão Municipal Idade Maior vem substituir o anterior e é uma medida de inclusão social do Município, destinada à população com 60 ou mais anos, residentes no concelho, promovida pela autarquia, em parceria com o comércio local, empresas e outros agentes económicos.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara  de Palmela, Álvaro  Amaro, que sublinhou a importância "dos exemplos de vida e de trabalho" transmitidos pela população idosa e o vasto programa comemorativo do Outubro Maior, que tem como tema o Envelhecimento Ativo, com iniciativas desenvolvidas em equipamentos municipais, espaços públicos e nas IPSS.
O autarca explicou que, "o processo de adesão a este cartão foi simplificado e possui mais vantagens, com parcerias nas áreas da saúde, desporto, bem-estar, moda ou decoração, entre outras".
Recordou, também, que "a Câmara Municipal criou um conjunto de medidas de apoio que combatem o isolamento e promovem a atividade física e psíquica desta faixa da população, com destaque para os Projetos Clique Sem Idade, 50+ e Conversas Informais", contou Álvaro Amaro.
Ao longo da apresentação do Cartão Municipal Idade Maior, houve oportunidade para conhecer as principais vantagens do cartão e para fazer o pedido de adesão. A iniciativa integrou, ainda, a pintura de um mural para celebrar a experiência, as memórias, aprendizagens contínuas e os novos projetos na Idade Maior, através da Arte, em colaboração com a Associação Os INdiferentes e Paula Moita, do Projeto Dar Cor à Vida. A Dança, protagonizada pelo grupo “50+ - Programa de Exercício”, da Palmela Desporto, abriu o evento com a alegria dos participantes e das danças medievais, tradicionais e zumba, orientadas pela professora Célia Pacheco.
O Cartão Municipal Idade Maior é gratuito e poderá ser solicitado junto dos Postos de Atendimento Municipal de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo ou na Loja Móvel do Cidadão. Consulte o Guia Informativo e o Guia de Aderentes em www.cm-palmela.pt.

Mês das Pessoas Idosas sensibiliza para a importância do envelhecimento ativo

A autarquia, em parceria com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Palmela na área das pessoas idosas e agentes económicos locais, promove, ao longo do mês, a iniciativa “Outubro Maior”. Assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e sensibilizar para a promoção do envelhecimento ativo e para a importância do papel destas gerações na sociedade são os objetivos centrais do Mês das Pessoas Idosas 2015.
O programa comemorativo, que decorre em todas as freguesias, "constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades, com destaque para a Feira Sénior do Município de Palmela, nos dias 13 e 14 de Outubro, no Mercado Municipal de Pinhal Novo",  conta a autarquia de Palmela ao ADN.
Aulas abertas de dança, ginástica, yoga e natação, a apresentação do filme “Somos Atores da Nossa Vida” e sessões de sensibilização e informação sobre acidentes domésticos são mais algumas iniciativas que compõem o Outubro Maior.



Comentários