Baía do Tejo requalifica antiga zona industrial do Barreiro

Grande Avenida revoluciona antiga entrada da CUF 

A abertura do Parque Empresarial ao centro da cidade do Barreiro, foi apresentado esta semana e promete "revolucionar" toda a zona da Rua da União, uma pequena estrada que liga o centro da cidade à zona industrial da antiga CUF. De acordo com o projecto, esta rua vai ser transformada numa grande avenida, ladeada de zonas verdes e amplos espaços públicos, num investimento de requalificação. O projecto, de 1,2 milhões de euros, financiados pela Baia do Tejo, empresa do universo da Parpública que gere o parque industrial do Barreiro, prevê a demolição de um grande quarteirão de edifícios e dos muros que emparedavam a Rua da União, criando zonas verdes e novos espaços para usufruto público nos terrenos que continuam a ser propriedade privada. A intervenção dará ainda uma nova vida ao Museu Alfredo da Silva. As obras arrancam em Janeiro de 2016 e devem estar concluídas nove meses depois.
Pequena rua da União vai ganhar uma grande avenida 
"A obra terá um impacto positivo para toda a população, para os clientes da Baía do Tejo e para o próprio Parque Empresarial do Barreiro, que se tornará, assim, mais atrativo para acolher novas empresas e mais capaz de proporcionar uma melhor qualidade de utilização a todos os que aqui estão sediados", dizem os responsáveis do projeto.
A intervenção vai reperfilar a Rua da União, tornar acessível à população e dignificar a Casa Museu Alfredo da Silva, importante elemento do núcleo museológico da Baía do Tejo, e criar uma ampla e muito agradável zona de passeio público para uso da comunidade. De acordo com a administração da Baia do Tejo, a artéria, que actualmente se encontra emparedada entre os muros que limitam o parque industrial, vai passar a permitir a circulação de peões.
“Passa a haver ligação pedonal, segura, privilegiada e agradável, desde o centro da cidade até à zona do Lavradio”, disse Sérgio Saraiva, administrador da empresa ao jornal Público, acrescentando que a intervenção constitui “a primeira etapa da ligação directa do território da antiga CUF, actual Baia do Tejo, ao centro da cidade”.
A ligação directa entre o centro da cidade e a zona industrial ficará concluída com uma posterior fase que ligará a obra agora projectada à rotunda do Fórum Barreiro.

Antigo posto da GNR ganha "nova vida"
Museu Alfredo da Silva e antigo posto da GNR serão recuperados
Para preparar essa ultima fase, o projecto actual prevê que a rotunda do Largo Alexandre Herculano, conhecido como Largo das Obras, fique já com uma saída preparada para o terreno baldio onde será construída a via de ligação à rotunda do centro comercial, já no centro da cidade.
A obra apresentada na passada quarta-feira vai abrir ao público o espaço envolvente à antiga residência de Alfredo da Silva, que é hoje a casa Museu Alfredo da Silva, que se encontra actualmente entre muros, praticamente inacessível, assim como o antigo posto da GNR, que vai ser totalmente requalificado e afecto a uma nova função destinada à comunidade.
Para além dos responsáveis da Baía do Tejo e da Risco, gabinete responsável pelo desenvolvimento do projecto, a sessão de apresentação vai contar com a presença da Câmara Municipal do Barreiro, e de outras entidades do Arco Ribeirinho Sul.
"Esta obra de grande relevo insere-se num dos pilares de atuação que a Baía do Tejo desenvolve e que enquadra na sua missão: a requalificação e valorização dos seus territórios e assume-se como mais um passo na consolidação da estratégia desta administração", conclui a Baía do Tejo.


Comentários