Julho + Quente já arrancou nas ruas de Alcochete

Animações de rua,  dança, música e teatro nas ruas da vila até final do mês 

Arrancou no passado fim de semana, em Alcochete, a edição 2015 do Festival de Artes Performativas de Rua, Julho+Quente, com muita animação musical, danças de fogo e performances de rua que voltaram a encher de alegria as principais ruas e largos da vila de Alcochete. Será assim até ao último dia deste mês. Nesta edição, e porque o município de Alcochete está a comemorar os 500 anos do Foral, o “Julho + Quente” apresenta quatro animações alusivas a estas comemorações. Com o intuito de animar as noites de verão, esta iniciativa é uma das "iniciativas anuais da autarquia que regista uma forte adesão do público e que, em cada edição, consegue surpreender com performances e animações de rua arrojadas que combinam a dança, com música e teatro", afirma a Câmara de Alcochete em comunicado.
A música dos Marko i Blacky Orkestar animou centenas de pessoas 

Na noite de sexta-feira, 17, os “Diabos Vicentinos” da Associação Gil Teatro andaram à solta e “provocaram” quem passeava na rua, numa antevisão de “Demuus”, performance de danças com fogo, produzida pela Anymamundy. Dois seres diabólicos encontraram no Jardim do Coreto o local ideal para a recriação de lendas e histórias de monstros, espíritos e demónios e outros seres imaginários que se revelaram num espetáculo de fogo de interação com o público.
No segundo dia do festival, os mais novos aprenderam, de uma forma divertida, com o professor Vítor Mira as regras para jogar xadrez num formato XXL.
A atuação da banda “Marko i Blacky Orkestar” foi muito animada e arrastou, pelas principais ruas e largos da vila, um grupo de seguidores que se deixaram contagiar pelo som dos saxofones, clarinete, trombones, tubas e percussão.
A banda trouxe à vila de Alcochete muita festa numa viagem pelo alegre mundo da música balcânica onde não faltaram alguns temas icónicos da música portuguesa.

Programa segue no próximo fim de semana 
No dia 24 de Julho, às dez da noite, a animação “Albaluna” é uma criação artística que expõe um ser culturalmente contemporâneo. Com ambientes evidentes do folk, rock progressivo e funk, o projeto absorve e funde de modo singular e vivaz identidades sonoras de diversos pontos do espaço e do tempo da nossa terra cultural.
A 25 de Julho, o Largo Almirante Gago Coutinho (jardim do coreto) é o palco da companhia Passos e Compassos que apresenta um espetáculo de teatro físico e dança intitulado “A Velha Ampulheta” e no domingo, 26 de Julho, às 18h30, no Largo de São João, o “Julho+Quente” apresenta o teatro de fantoches “O Barbeiro” + “Tourada à Portuguesa” pela Marionetas da Feira, uma produção dirigida ao público em geral.
O Julho+Quente encerra no dia 31 de Julho com o concerto performativo “Banda Móvel” às 22 horas, no Largo de São João, com muita música, humor, circo e teatro.
As sinopses dos espetáculos estão discriminadas na agenda de eventos. Para mais informações, os interessados podem contactar o Fórum Cultural através do 212 349 640 ou do endereço eletrónico forum.cultural@cm-alcochete.pt.

Comentários