Fim do Eos "despede" 200 trabalhadores em Palmela

Fim de produção do desportivo da Volkswagen leva a despedimento

O fim da produção do Volkswagen EOS, na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, vai empurrar para o desemprego cerca de 200 trabalhadores. Nove anos e 230 mil unidades depois, o fim da produção do EOS vai afetar principalmente os trabalhadores da Webasto, que despede cerca de uma centena de trabalhadores, sendo que os operários da Autoeuropa deverão ser distribuídos por outras tarefas. A Webasto, que fabricava os tectos de abrir do descapotável, será a empresa mais afectada, refere a edição do Diário Económico desta terça-feira. Além desta fabricante, também a Inapal Plásticos, Peguform, Faurecia, Benteler, Vanpro, SAS, Acciona, Schnellecke vão ter que dispensar trabalhadores.
Eos vai deixar de ser produzido este verão na fábrica de Palmela
Fonte da comissão que representa os trabalhadores do parque industrial Autoeuropa disse ao jornal que "com o encerramento da produção do modelo Eos as fábricas do parque vão ser forçadas a dispensar 200 trabalhadores".
Dessas duas centenas, 90 trabalhadores pertencem à fábrica Webasto, um dos fabricantes de componentes para automóveis presente no parque industrial da VW Autoeuropa, que anunciou em Abril o despedimento colectivo. Além desta fabricante, também a Inapal Plásticos, Peguform, Faurecia, Benteler, Vanpro, SAS, Acciona, Schnellecke vão ter que dispensar trabalhadores.
De acordo com a coordenadora das comissões de trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa trabalham nestas empresas cerca de 1.800 trabalhadores. "A maior parte dos colaboradores que são dispensados estavam alocados à produção do Eos e eram temporários ou contratados a prazo. Os efectivos que tinham a mesma função serão recolocados noutras áreas das fábricas", adianta a mesma fonte.






Comentários