Setúbal e Tróia estão em festa a partir de hoje

Sado recebe uma das festas mais bonitas da cidade 

Um círio fluvial no Sado, com o desfile de centena e meia de barcos engalanados, é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que se realizam entre esta quarta-feira, 29 de Julho e 3 de Agosto. As festividades, promovidas por uma comissão organizadora em parceria com diversas entidades, entre elas as autarquia de Setúbal, começam com um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, nos dias 29, 30 e 31 de Julho, pelas 21h30.
Festas reúnem dezenas de barcos tradicionais do Sado 


No dia 1 de Agosto, às 15 horas, celebra-se uma missa na Igreja de S. Sebastião, em homenagem aos marítimos falecidos. Uma hora depois, há uma procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, para transporte da imagem da igreja para o cais, acompanhada da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.
Perto de mil pessoas devem seguir para Troia, onde, às 21h30, decorre uma procissão de velas ao longo da praia. A festa dos marítimos da zona nascente da cidade, como o Bairro das Fontainhas, prossegue pela noite dentro, com um baile animado por João Carlos.
A iniciativa, que conta com diversos apoios institucionais, nomeadamente, das juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado e da União das Freguesias de Setúbal, conta no dia 2, às 10h30, com nova missa, seguida de procissão pela praia acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.
Às 16 horas, estão previstos divertimentos na praia e, uma hora depois, inicia-se o tradicional concurso de barcos engalanados. Um baile com André Patrão, às 22 horas, antecede um espetáculo pirotécnico a realizar à meia-noite.
No último dia, a 3 de Agosto, os festejos começam com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e seus familiares, às 10 horas, a que se seguem, uma hora depois, divertimentos na praia e, às 11h30, a entrega de prémios dos barcos engalanados.
Os participantes regressam em círio fluvial por volta das 17h30, num dos momentos mais emocionantes das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, com milhares de pessoas na frente ribeirinha da cidade a receber o cortejo que transporta a imagem de regresso à Igreja de São Sebastião.

Agência de Notícias

Comentários