Estacionamento no centro histórico de Palmela reforçado

Autarquia garante estacionamento gratuito em dias de festa 

O estacionamento no centro histórico de Palmela durante a realização de eventos vai ser reforçado. Na última reunião ordinária da Câmara de Palmela, foi aprovada, por unanimidade, a celebração de um contrato de comodato entre o município e os proprietários do terreno localizado junto à encosta do Castelo de Palmela, para que este "possa ser utilizado como parqueamento durante os eventos culturais e certames desenvolvidos pelo município", explica o gabinete de imprensa da autarquia de Palmela. A Festa das Vindimas ou a Feira Medieval de Palmela, programados para Setembro, ou o FIAR, em Julho de 2016, são exemplos de certames que "atraem muitos milhares de visitantes à vila e que encontrarão, já este verão, novas condições de estacionamento, com maior conforto e proximidade aos recintos de festa", diz a autarquia. 
Palmela ganha mais estacionamento para os eventos culturais 

“Não dispondo o centro histórico de lugares de estacionamento suficientes para acolher a população que se desloca aos referidos eventos, necessitou o município de garantir um local que permita a criação de zona para parqueamento de viaturas”, explica a proposta aprovada. O terreno em causa, com 43 mil metros quadrados, localizado num dos principais pontos de acesso ao interior da vila, “reúne as condições julgadas necessárias”, explica a autarquia.
Após conversações com os particulares, foi alcançado um acordo no sentido de permitirem a utilização do terreno de forma temporária, por período de seis meses, renovável sucessivamente e a título gratuito, descreve a proposta. Como contrapartida, a câmara "compromete-se a garantir a limpeza e o tratamento do terreno, com vista à manutenção da salubridade e da segurança contra a ocorrência de incêndios", conclui a nota informativa da autarquia. 

Vistas ao Centro Histórico e Castelo a 1 de Agosto 
Continuam, no dia 1 de Agosto, as visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico de Palmela, promovidas pela Câmara de Palmela e por António Lameira, voluntário do Museu Municipal. Esta é mais uma oportunidade para descobrir Palmela e contactar de perto com o Centro Histórico da vila, com os seus monumentos, edifícios e outros locais de interesse.
No período da manhã, às 10 horas, a Igreja de Santiago é o ponto de encontro para a visita ao Castelo de Palmela, monumento nacional e antiga sede da Ordem Militar de Santiago. O percurso pelo Centro Histórico de Palmela decorre durante a tarde, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I.
A participação é gratuita, mediante inscrição até às 12 horas do dia 30 de julho, através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Agência de Notícias

Comentários