Rio Frio recebe prova equestre internacional

Provas equestres assinalam os 500 Anos do Foral de Alcochete

As potencialidades do turismo equestre na região estiveram em destaque na cerimónia que decorreu no dia 21 de Maio, no Núcleo de Arte Sacra, durante a qual foi apresentado o Festival Internacional da Primavera – 500 Anos das Comemorações do Foral de Alcochete, que vai decorrer de 29 a 31 de Maio, no Pólo Equestre de Rio Frio.  “Alcochete é um concelho com identidade e personalidade, assentes nas características das nossas gentes, das nossas tradições, da nossa relação com o rio Tejo, com a lezíria, com os cavalos e com os toiros”, salientou o presidente da Câmara Municipal, uma identidade que deve consolidar-se através da associação, no âmbito da centralidade do Concelho no Arco Natural do Tejo, “ao turismo da Natureza ou da biodiversidade, ao turismo equestre e ao turismo de shopping”, realçou Luís Miguel Franco. 
Polo Equestre de Rio Frio recebe prova internacional 


“O turismo equestre é uma valência que nós queremos e vamos aproveitar”, salientou Luís Miguel Franco. “Trilhámos um caminho comum desde 2008 que tem uma visão estratégica para o Concelho de Alcochete e que não integra somente a Herdade de Rio Frio, com o Centro de Interpretação Arqueológico, mas integra também a Herdade da Barroca d´Alva, com os cavalos, um projecto que é comum e inovador e pode ser claramente diferenciável ao nível da Área Metropolitana de Lisboa”, disse o autarca.
Em relação à Sociedade Agrícola de Rio Frio, o chefe do executivo municipal destacou a disponibilidade de Rio Frio para acolher acções comuns no âmbito das comemorações dos 500 Anos da atribuição do Foral a Alcochete, nomeadamente “através da realização de duas provas equestres” nos dias 29 a 31 de Maio.
A cooperação entre o Município de Alcochete e a Sociedade Agrícola de Rio Frio foi também realçada na intervenção de José Ramos Rocha, presidente do Conselho de Administração da sociedade.
“Temos vindo a trabalhar com a Câmara Municipal desde 2008, um trabalho profundo, repartido, uma parceria estratégica profundamente assumida por ambas as partes e que tem como objectivo essencial contribuir para o enriquecimento e valorização económica do património histórico, cultural e natural do Concelho”, referiu José Ramos Rocha.
O presidente da Sociedade de Rio Frio frisou que um dos eixos estratégicos da afirmação da centralidade no Arco Natural do Tejo “é o aproveitamento do elemento cultural ligado à história e à paixão existente na região em relação ao cavalo”. Para o empresário, "O cavalo é um elemento de ligação, um elemento de paixão e encontra neste território condições naturais de solo e de clima ameno para a prática de actividades equestres”. 
José Ramos Rocha descreveu o Pólo Equestre de Rio Frio, constituído pela Coudelaria de Rio Frio, com a criação do cavalo lusitano, a Academia de Equitação, com os antigos picadeiro e cavalariças com azulejaria do século XVII, e o Centro Hípico, orientado para o treino e desenvolvimento de competições equestres e referiu os eventos previstos para o ano em curso.

Prova Internacional de Endurance
Em representação do Pólo Equestre de Rio Frio, o cavaleiro Filipe Caixeirinha referiu que vão realizar-se quatro actividades em dois próximos fins-de-semana. “No dia 29 de Maio decorre a Prova Internacional de Endurance, a classificar para o Campeonato da Europa e do mundo, uma prova de 160 km em que vão estar presentes cavaleiros de todos os países do Norte da Europa, da vizinha Espanha e da América Latina. No sábado, dia 29, haverá ainda uma prova de Iniciação de 20 km em que poderão participar todos os cavaleiros da região. No Domingo decorre a prova de apresentação do cavalo puro sangue árabe com a Prova Nacional”, disse.
Filipe Caixeirinha explicou ainda que a Festa do Cavalo de Rio Frio decorrerá nos dias 6 e 7 de Junho: “Vamos ter um programa mais vasto. No sábado, as portas do Pólo Equestre vão estar abertas a toda a população e vai haver um passeio organizado na Herdade em que poderão ser apreciadas as nossas magníficas paisagens por todos os cavaleiros da região. No Domingo realiza-se uma prova mais técnica, uma prova de ensino do Campeonato Regional de apuramento para o Campeonato Nacional de Ensino, que encerrará em Setembro nas instalações do Pólo Equestre”.

Agência de Notícias

Comentários