Quinta do Anjo recebe Encontro de Folclore

Oito ranchos folclóricos atuam amanha na Sociedade de Instrução Musical

No dia 30 de Maio, sábado, às 16 horas, a Quinta do Anjo recebe o Encontro Concelhio de Folclore 2015. A iniciativa decorre junto à SIM - Sociedade de Instrução Musical, numa parceria entre a Câmara de Palmela, os ranchos folclóricos do concelho e a Popular FM, com o apoio da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e da SIM. Participam no encontro, os oito ranchos do concelho. Na reunião pública descentralizada, realizada no Poceirão, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro global de 5.600 euros aos ranchos folclóricos do concelho que mantêm atividade regular. 
Ranchos Folclóricos do concelho encontram-se na Quinta do Anjo

Participam, nesta celebração da cultura popular e da etnografia do nosso mundo rural, oito ranchos do concelho: o Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças, o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo “Os Académicos” da Agualva de Cima/Bairro Margaça, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, o Rancho Folclórico de Poceirão, o Rancho da Sociedade de Recreio e Desporto da Lagoinha, o Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó, o Rancho Folclórico Cultural Danças e Cantares da Região do Forninho e o Grupo Folclórico Danças e Cânticos de Olhos de Água.
Retomado no ano passado, "o Encontro Concelhio de Folclore é um momento privilegiado de partilha de experiências, convívio e promoção das tradições locais, contribuindo para uma maior visibilidade do riquíssimo património do território, na área do folclore", explica a autarquia de Palmela. 

Município atribui 5.600 euros em apoios as ranchos folclóricos
Na reunião pública descentralizada, realizada no Poceirão, a 20 de Maio, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro global de 5.600 euros aos ranchos folclóricos do concelho que mantêm atividade regular. 
Este apoio é enquadrado pelo Programa Municipal de Desenvolvimento da Dança e "pretende sublinhar o importante trabalho desenvolvido, no que respeita quer à preservação dos valores e tradições locais, do património, da pesquisa e recolha etnográfica, quer à componente de formação, através das escolas de folclore", diz a autarquia em comunicado enviado ao ADN.
O valor do apoio é distribuído equitativamente pelos ranchos, havendo lugar, no entanto, a uma majoração para aqueles que dinamizam, também, grupo infantil, assegurando a continuidade deste trabalho junto das gerações futuras.
"A atividade dos ranchos folclóricos contribui para a valorização e divulgação das raízes rurais do concelho de Palmela, projetando-o na região, mas também no país e no estrangeiro", conclui a autarquia.

Agência de Notícias

Comentários