Seixal perde atendimento serviço de ação social

BE quer ação social em Corroios a funcionar cinco dias por semana

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda recomendou ao Governo que o atendimento de ação social no município do Seixal seja efetuado cinco dias por semana, recusando a redução para dois dias. O documento do Bloco refere que existe a informação sobre uma Reorganização dos Serviços de Segurança Social no município que levará a que o Serviço de Ação Local do Seixal funcione apenas com dois dias de atendimento, terças e quintas-feiras, e apenas para os munícipes da Freguesia de Corroios. A Câmara do Seixal foi informada, no final de Fevereiro, sobre uma Reorganização dos Serviços de Segurança Social no município que levará a que o Serviço de Ação Local do Seixal funcione apenas com dois dias de atendimento, terças e quintas-feiras, e apenas para os munícipes da Freguesia de Corroios. A Câmara do Seixal também não "aprova" a perda de serviços de atendimento de Segurança Social.

BE quer serviços a Segurança Social a funcionar em pleno 


O Governo informou ainda a autarquia que o Centro Distrital de Setúbal passaria a disponibilizar um serviço telefónico de agendamento de visitas domiciliárias e atendimentos presenciais.
"Num contexto nacional de aumento das fragilidades sociais da população, do desemprego e da pobreza, sobretudo da pobreza infantil, esta decisão pode ter consequências gravíssimas num concelho com 160 mil habitantes, dos quais 27 por cento, ou sejam, 45 mil, se encontram em risco de pobreza", refere o documento do Bloco de Esquerda enviado ao ADN.
O BE salienta que a diminuição da presença da Segurança Social no concelho do Seixal vem "reforçar as desigualdades dos munícipes no acesso aos serviços sociais", visto que a freguesia de Corroios já se encontra atualmente sem atendimento social descentralizado.
"O crescente distanciamento que o Governo está a criar entre os cidadãos e os serviços públicos e de proteção social reflete-se negativamente no acesso das populações aos seus direitos e é consequência da crescente desresponsabilização do Governo pelas funções do Estado", acrescenta o documento do Bloco de Esquerda.
O grupo parlamentar recomenda a manutenção do horário de funcionamento do Serviço de Ação Social do Seixal durante os cinco dias da semana e também a existência de um serviço descentralizado que garanta o atendimento da população de Corroios.

Câmara do Seixal contra redução 
De acordo com a Câmara do Seixal, “nem todos os munícipes do concelho têm a mesma igualdade de acesso aos serviços da Segurança Social. Importa referir que a freguesia de Corroios está presentemente sem atendimento social descentralizado no território, por não haver contratualização com uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) local”, refere a autarquia.
A Câmara afirma que se trata de "um retrocesso de mais de 10 anos, [pois o Município do Seixal passou a ter um serviço descentralizado de Segurança Social, anteriormente concentrado em Almada, em 2004], o que irá representar um enorme prejuízo e desqualificação do serviço público de Ação Social neste território, no momento em que se vive uma profunda crise económica e social", sublinha a autarquia.
Assim, a Câmara do Seixal quer "uma política de proximidade que permita a ligação permanente aos problemas e o combate pela sua resolução, imputando a responsabilidade a quem verdadeiramente a detém", conclui fonte da Câmara do Seixal.

Notícia relacionada: Seixal contra redução dos serviços de Segurança Social

Agência de Notícias

Comentários