Rede Social do Barreiro quer reforço social no concelho

Segurança Social e ajuda à Associação Persona em destaque no plenário 

O Plenário do Conselho Local de Ação Social do Barreiro, aprovou por maioria, uma Tomada de Posição sobre o "Regime de Delegação de Competências nos Municípios e a Reorganização dos Serviços da Segurança Social". Naquela que foi a sua 36ª reunião plenária, aquela identidade aprovou, igualmente, por maioria, a Tomada de Posição "Sustentabilidade das respostas em saúde mental e da Associação Persona, Desbloqueamento de verbas solicitadas no Fundo de Socorro Social". Da ordem de trabalhos desta reunião fazia parte a análise, discussão e tomada de posição sobre a Reorganização dos Serviços da Segurança Social. Este ponto, após discussão, deu origem a uma tomada de posição onde aparece manifesta “a necessidade do regime jurídico de transferência de competências para os municípios na áreas sociais resultar de um processo de discussão e de um quadro de consensualização”.
Rede Social do Barreiro reuniu esta semana 

“Exige-se a reposição do atendimento social todos os cinco dias da semana, uma política que defenda o interesse das populações, uma política de proximidade que permita a ligação permanente aos problemas e o combate pela sua resolução, imputando a responsabilidade a quem verdadeiramente a detém”, refere o documento. A este respeito, Carlos Humberto referiu que o que está em causa são as consequências das decisões que estão a ser tomadas, ao nível político, para as áreas sociais.
“Fruto de decisões de carácter central e político isto tem consequências na nossa vida quotidiana, porque quando se trata de reduzir pessoas, naturalmente isso tem consequências. E é num momento de empobrecimento geral do país, da região e do concelho, quando as instituições e as pessoas mais precisam, que se tomam medidas mais restritivas nas áreas que podiam ajudar as pessoas a ter menos problemas”, lembrou o presidente o município do Barreiro.
No decorrer desta mesma sessão, o  Conselho Local de Ação Social do Barreiro aprovou, igualmente, por maioria, a Tomada de Posição "Sustentabilidade das respostas em saúde mental e da Associação Persona, Desbloqueamento de verbas solicitadas no Fundo de Socorro Social". 
A Persona atravessa uma situação frágil do ponto de vista da sua sustentabilidade, apesar das inúmeras diligências que tem vindo a realizar no sentido de se reestruturar financeiramente e adequar os seus recursos às necessidades da população.
Partilhando das preocupações apresentadas, o  Conselho Local de Ação Social do Barreiro deliberou, entre outros aspetos, “exigir celeridade na apreciação do pedido formulado pela Associação Persona e deferimento do processo de apoio financeiro requerido ao Fundo de Socorro Social”.

Agência de Notícias

Comentários