Fóruns Almada e Montijo prestes a serem vendidos

Americanos interessados em comprar os dois centros comerciais  

A norte-americana Blackstone, uma das maiores gestoras de fundos imobiliários do mundo, está prestes a fechar a compra do Fórum Almada e do Fórum Montijo. A operação, que foi avançada pela Bloomberg citando fonte próxima do processo, envolve ainda um outro centro comercial em Espanha - o Espacio Leon - e poderá ascender a 400 ou 450 milhões de euros, escreve o jornal Dinheiro Vivo. Deste total, os dois centros em Portugal valeriam uns 100 milhões de euros cada, avança a Bloomberg. Em 2012, os dois centros comerciais foram comprados pelos franceses da Rodamco. O negócio fechou-se por 500 milhões de euros. O director-geral da consultora imobiliária Cushman & Wakefield diz que se trata de activos "muito bons". O novo impulso que se faz sentir no investimento estrangeiro poderá agora ditar nova venda dos maiores centros comerciais do distrito de Setúbal. 
Forum do Montijo e Almada podem mudar de mãos  esta semana

A concretizar-se, a Blackstone reforça o seu portfolio de activos em Portugal, depois de, o ano passado, ter investido 200 milhões de euros num conjunto de armazéns e supermercados que pertenciam à ESAF, do grupo Espírito Santo.
Contudo, desta vez, apesar de se tratarem de dois centros comerciais em Portugal e um em Espanha, os atuais proprietários não são nem portugueses nem espanhóis, mas sim uma empresa francesa - a CG Mall - que por sua vez é detida por um fundo controlado pelos alemães do Commerzbank.
A Blackstone escusou-se a fazer quais comentários sobre a operação e à Bloomberg, o responsável de comunicação do Commerzbank disse também que "não iria fazer comentários sobre negociações", mas confirmou que "há planos para vender esses dois centros comerciais em Portugal".
Aliás, já há em 2012 havia interesse em alienar esses activos. Na altura, a Bloomberg noticiou também que a francesa Unibail-Rodamco estaria interessada em comprar o mesmo portfolio de shoppings por 650 milhões de euros, mas uns dias depois o negócio foi desmentido e não se concretizou.
Este, no entanto, estará mais bem encaminhado, segundo escreve o Dinheiro Vivo, e poderá mesmo estar fechado já esta semana.

Almada tem maior shopping a sul do Tejo
Em conjunto, o Almada Fórum e o Fórum Montijo, actualmente geridos pelos franceses da Rodamco representam 75 mil metros quadrados de área bruta locável. O primeiro tem 262 lojas e recebe cerca de 18 milhões de visitantes por ano. O segundo compreende 160 lojas, 22 restaurantes, um supermercado e oferece seis salas de cinemas.
O Fórum Almada, que ainda hoje é o maior shopping a sul do Tejo com 262 lojas, foi desenvolvido por uma empresa holandesa, a Multi Development, que detinha em Portugal todos os outros centros comerciais com Fórum no nome, como o Fórum Montijo, Fórum Sintra ou Fórum Coimbra, e ainda os Armazéns do Chiado e o edifício sede da Zon, agora Nos.
Além disso, detinha ainda ainda a empresa Multi Mall Management que estava encarregue da gestão destes espaços em Portugal.
Contudo, ao longo dos anos a Multi Development foi vendendo estes centros comerciais para depois investir em novos projetos e acabou por ficar apenas com dois: o Fórum Sintra e o edifício da Nos. Mas manteve sempre a gestão através da Multi Mall.
Foi por isso que, em 2013, quando a Blackstone comprou a Multi Development na Europa ficou com esses dois ativos em Portugal e com a Multi Mall que gere os shoppings.
Agora, a Blackstone decidiu recomprar o Fórum Almada e o Fórum Montijo ao Commerzbank, muito por serem ativos com boas rentabilidades - só o de Almada atrai 18 milhões de visitantes por ano - que estão agora mais baratos do que há três anos quando os alemães começaram a querer vender.

Freeport foi vendido no final de 2014
Assim, prevê-se que 2015 possa registar um maior dinamismo neste segmento, no distrito de Setúbal. No ano passado, foram vendidos o Freeport Alcochete aos britânicos da Hammerson, por 57 milhões. E abriu o Alegro Setúbal.
Em Alcochete, os novos donos do Freeport querem trazer mais marcas, reformular a zona de restauração e atrair mais turistas. O Freeport é “o outlet dominante na região” de Lisboa e Setúbal e espera-se receitas, para o detentor do centro comercial, de quase três mil euros por metro quadrado. Atualmente o maior centro comercial a céu aberto em território europeu conta com mais de 170 lojas.

Agência de Notícias

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