Festas de Santa Susana arrancam hoje em Alcácer

A festa mais bonita do Alentejo começa hoje na aldeia de Santa Susana 

A Associação Sociocultural de Alcácer do Sal – Raízes, com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, promove de 30 de Abril a 3 de Maio a iniciativa “Há Festa na Aldeia”, naquela que é considerada a aldeia mais bonita do Alentejo: Santa Susana. Durante a festa vão acontecer vários concertos, atividades desportivas e muita animação. Hugo Rodrigues, da Raízes, refere mesmo que se “quer uma festa viva, cheia de música e alegria, preocupada em promover o artesanato, a agricultura e as tradições locais, que se enriquecem ao receber os de fora”. Numa das aldeias mais bonitas do país a festa promete dias e noites de grande animação. Paulo Colaço, Lavoisier, Arraial Pimba com Lulu e sua Dondoca, Cachupa Psicadélica, Marafona, Luís Peixoto, Seiva, Omori e Selecta Alice passam estes dias por Santa Susana onde ainda existe lugar para dois documentários - Dreamocracy e As Mãos na Terra - no dia do Trabalhador.
Há Festa na Aldeia de Santa Susana a partir de hoje 

Segundo Hugo Rodrigues, da Raízes, “numa época de Troikas, de SWAPs, dívidas e deficits, de crises financeiras e políticas que vêm erodindo os nossos Direitos Fundamentais, mais que nunca, é importante celebrar o Dia do Trabalhador, as tradições das nossas gentes e a natureza”. Nesse sentido, adianta, a iniciativa “é a comunhão entre um povo e a sua cultura, da qual se desta a consciência ecológica e cidadã, centelhas sempre vivas, sementes de um mundo melhor”, diz o responsável pelo certame.
“Há Festa na Aldeia” pretende ainda consciencializar a população e os visitantes para a necessidade de todos contribuirmos para melhorar o ambiente, reforçou Hugo Rodrigues. O dia de sábado, 2 de Maio, será precisamente dedicado ao ambiente, com o tema “Vida a Natureza”. Nesse dia, vão ser exibidos documentários e haverá debates sobre o tema e os visitantes poderão ainda passar pelo Mercado para comprar ou trocar produtos hortícolas.
Durante a festa vão acontecer vários concertos, atividades desportivas e muita animação. Hugo Rodrigues refere mesmo que se “quer uma festa viva, cheia de música e alegria, preocupada em promover o artesanato, a agricultura e as tradições locais, que se enriquecem ao receber os de fora”.
E uma das aldeias mais bonitas do nosso país, Santa Susana, apresenta-se como o local ideal para esta celebração. Com o espírito fraterno e hospitaleiro das gentes Alentejanas.

Programa:
30 de Abril -Bem-vindos à Aldeia 

22H00 - Paulo Colaço – “Por um par de meias solas” - espetáculo que leva a viola Campaniça pelo Mundo da música.
23H30 - Lavoisier - Cantam música tradicional portuguesa. Depois de revolvidas as raízes foi o que encontraram. Histórias e sons a que não se fica indiferente.
01H00 - Arraial Pimba – Lulu e sua Dondoca - Dj set ao mais alto nível!

1 Maio - Dia do Trabalhador 
08H30 - Abertura do Mercado “Da Horta Do Vizinho”
09H00 - Caminhada
09H30 - Torneio de Futsal
10H00 - “Dreamocracy” - Dreamocracy é o retrato de um país em crise, do desespero das pessoas para sobreviveram no quotidiano e das tentativas de luta contra a desumanização, pelo direito universal a uma vida digna. Descobrimos o país através do grupo de jovens idealista s que inspirados na Primavera Árabe, organizaram o grande protesto popular de 12 de Março de 2011. Conseguiram mobilizar meio milhão de pessoas contra as medidas de austeridade, o que os impulsionou a irem mais longe e criarem a “Academia Cidadã” para empoderar as/os cidadãs/ãos e a criarem ferramentas para salvar a democracia. Seguindo novas formas de fazer política, Dreamocracy traz-nos um outro olhar sobre o ativismo contemporâneo, que parte de casa, da internet e sai para a rua à procura da mudança real e de novos paradigmas.
14H00 - “As Mãos da Terra” - Um documentário sobre ofícios manuais, técnicas com herança ecológica e alternativa, a relação entre a natureza e os processos criativos, a liberdade da criação e a autonomia no trabalho. A sobrevivência de saberes ancestrais no sistema atual das relações sociais e na economia global. Uma discussão aberta entre as “mãos” que resistem mantendo vivos saberes e práticas de autonomia.
15H00 - Baile Popular – Manuel António e Márcia Guerreiro
22H00 - Cachupa Psicadélica  (artista internacional convidado) - Alternativa Imaginário Cabo-Verdiano, música para fazer fotossíntese.
23H30 – Marafona - Podemos assegurar que a Marafona não é Folk, não é Fado, não é Música Erudita, não é Jazz, Rock ou Blues, não é Pop, não é Intervenção, não é Poesia , mas é um pouco de tudo numa canção assumidamente portuguesa, redescoberta nas raízes populares dispersas pela urbanidade. É por vezes doce, é por vezes dançada, é alegre e atrevida, mas por vezes num impulso malha com rijeza.
01H00- Luís Peixoto - Projeto a solo onde cria uma nova abordagem de interação entre o cavaquinho e a eletrónica, modelando uma imagem sonora baseada numa combinação de elementos de eletrónica dançáveis e o som acústico do cavaquinho português.

2 de Maio - Viva a Natureza 
08H00 - Caminhada para observação de aves
08H30 - Abertura do Mercado “Da Horta Do Vizinho”
09H00 - “Canoa Livre” – atividade livre de canoagem
10H00 - Tertúlia "Sustentabilidade Ecológica" – 1ª Parte com os convidados Horta do Zé, Projecto270 e Centro de Convergência
12H00 - “O Maior Legume” – concurso para eleger o maior exemplar agrícola
14H00 - Tertúlia "Sustentabilidade Ecológica" – 2ª Parte com os convidados Horta do Zé, Projecto270 e Centro de Convergência
16H00 - Instalação Teatral
17H00 - Seara de Vento - Música Tradicional Portuguesa
22H00 – Seiva - Seiva é folk de identidade portuguesa a mostrar a sua força vital. A misturar a oralidade rural e a urbanidade. A nutrir o presente com o vigor do passado para abraçar o futuro. E lembrar que tudo isto é emoção portuguesa mas, nem tudo isto é triste e é muito mais que Fado.
23H30 - Omiri  - Omiri é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, isto é, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana. Em Omiri a música e cultura portuguesa é rica e gosta de si própria.
01H00- Selecta Alice - Eclética por natureza, e festivo por convicção, Selecta Alice foi uma das forças motrizes por trás da cena World Music Djset em Portugal. O mundo inteiro cabe em seus sets! Uma homenagem às raízes, a dança e a festa em si.

Comentários