Bombeiros de Alcácer do Sal mudam para novo quartel

“Um dia histórico para a corporação e todos os alcacerenses”

Fez-se história em Alcácer do Sal, hoje inicia-se um novo ciclo na vida da cidade e dos bombeiros”, foi com estas palavras que António Balona, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, começou o seu discurso na cerimónia de inauguração do quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, realizada domingo, com a presença da Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues e de várias entidades locais e regionais. A inauguração das novas instalações, na zona nova da cidade, foi considerada pelo presidente da câmara de Alcácer do Sal uma “nova primavera” para a associação humanitária que já leva mais de cem anos de existência. Para a ministra tratou-se de “um dia histórico para a corporação e todos os alcacerenses”. O novo quartel representa um investimento aproximado de dois milhões de euros.
Quartel dos Bombeiros foi inaugurado este domingo 

É um dia de festa, mas também um dia para prestar homenagem “aos bombeiros da corporação de Alcácer e do país e a todos os que sonharam e se empenharam nas novas instalações”, acrescentou António Balona que agradeceu a todos os que apoiaram os bombeiros para que fosse possível a construção do novo quartel. “O nosso profundo agradecimento ao atual executivo municipal, que aprovou uma verba extra de 150 mil euros para que os bombeiros pudessem mudar efetivamente para as novas instalações”, acrescentou.
Também Valdemar Gonçalves, o Comandante do Corpo de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, lembrou as dificuldades “foi uma luta titânica com dificuldades, avanços e recuos num caminho sinuoso e espinhoso”. De acordo com o responsável, “os bombeiros são a razão disto tudo, as dificuldades que atravessam e o empenho e dedicação tornaram este sonho possível”, acrescentou o Comandante Valdemar Gonçalves que agradeceu igualmente à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e à União de Freguesias o apoio que deram.

“Aposta forte” do executivo CDU que, desde 2014
O presidente da Câmara de Alcácer lembrou a história que envolveu a construção do novo quartel referindo que “cerca de 20 anos são decorridos desde os primeiros passos iniciado por antigos diretores e comando para encontrar alternativa condigna ao velho quartel que apresentava patologias graves, se encontrava continuamente exposto a cheias do grande rio e manifestamente desapropriado para as funções de aquartelamento que lhe estavam confiadas”, disse Vítor Proença. 
O autarca recordou que a obra foi concretizada 20 anos depois dos primeiros passos do projeto e especificou alguns pormenores do atraso. Uma dessas “perdas de tempo e de financiamento” foi, segundo disse, a "emissão de parecer favorável por parte da câmara de Alcácer, então dirigida pelo Partido Socialista, que só teve lugar em 2009, três anos depois de o projeto ter sido aprovado".
O autarca comunista deixou a ideia que a conclusão das obras do quartel só foi possível com a “aposta forte” do executivo CDU que, desde 2014, apoiou financeiramente o esforço dos Bombeiros da cidade com um total de 290 mil euros.
Vítor Proença referiu ainda que os Bombeiros Voluntários do Torrão também precisam de melhores instalações e lançou o desafio à Autoridade Nacional de Protecção Civil  para, em conjunto com o município, pensar no aproveitamento do antigo quartel dos bombeiros de Alcácer para outras valências de proteção civil, como base logística ou posicionamento de bombeiros canarinhos.

Investimento de dois milhões de euros 
Ministra da Administração Interna inaugurou novo quartel 
O novo quartel, que representa um investimento aproximado de dois milhões de euros. A obra foi comparticipada em cerca de 500 mil euros por fundos comunitários e teve também apoios financeiros da Câmara Municipal de Alcácer do Sal que, no total, rondaram os 450 mil euros.
O município assegurou ainda a construção das acessibilidades e o arranjo da zona envolvente, entre outros aspetos da obra, referiu o dirigente da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, que é também presidente da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal. A associação de bombeiros, acrescentou, teve de contrair um crédito bancário para
fazer face a alterações ao projeto inicial, que não contemplava, nomeadamente, uma sala de formação.
Os Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal tem mais de 25 funcionários e conta com um corpo ativo de cerca de 50 bombeiros.

Agência de Notícias


Comentários