Moita valoriza gestão participada na Educação

Executivo considera a Educação área prioritária no concelho  

Foi com a visita ao Agrupamento de Escolas da Moita e a reunião com as Associações de Pais e Encarregados de Educação que terminou o Roteiro da Educação, iniciado em Outubro, no âmbito do Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro”. Durante três meses, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado pelos vereadores com pelouros, contactaram diretamente com a realidade educativa do concelho da Moita. Rui Garcia anunciou que estão "perspetivadas algumas intervenções de beneficiação e conservação", na Escola Básica n.º 2 da Moita. O périplo passou ainda pela Secundária da Moita e reuniu com as associações de pais e encarregados de educação de vários agrupamentos escolares do concelho, com o principal objetivo de “ouvir os pais e ter um contacto ainda mais direto e regular com a realidade escolar do concelho”. 
Rui Garcia dedicou três meses à Educação no concelho da Moita

Uma delegação do executivo municipal visitou o Agrupamento de Escolas da Moita, tomando conhecimento sobre o estado de conservação das infraestruturas escolares, com particular destaque para todas aquelas que são de competência municipal.
Na visita à Escola Básica n.º 2 da Moita, o presidente da Câmara, Rui Garcia, acompanhado de todos os vereadores com pelouros, enalteceu o empenho e esforço dos trabalhadores da área da educação, pessoal docente e não docente, "na defesa de uma escola de qualidade e ao serviço da população, e garantiu que a valorização da Educação tem sido e continua a ser uma marca distintiva da gestão autárquica no concelho da Moita".
Sobre as instalações escolares, Rui Garcia avançou que estão "perspetivadas algumas intervenções de beneficiação e conservação na escola, a articular coma Junta de Freguesia da Moita".
No âmbito deste roteiro, seguiu-se uma visita à Escola Secundária da Moita, construída de raiz há cerca de cinco anos, "após uma intensa ação de reivindicação pela sua construção, que envolveu alunos, pais, professores, órgãos autárquicos e população". Com cerca de 800 alunos, esta escola está plenamente orientada para a comunidade local, tendo os seus responsáveis valorizado o trabalho de parceria com a Câmara Municipal da Moita. 
"Esta Escola Secundária aposta num tipo de oferta formativa orientada para as questões práticas e da empregabilidade, mantendo como prioritário, no próximo ano letivo, o desenvolvimento de um curso na área da carpintaria naval artesanal", diz a autarquia.
A visita culminou com uma reunião de avaliação, que juntou o presidente da Câmara e os vereadores com pelouros, os responsáveis do agrupamento e as coordenadoras das escolas de 1º ciclo, para dar a conhecer as várias atividades e projetos em curso, bem como as necessidades diárias de cada escola.

Reunião com associações de pais e encarregados de educação
A Câmara da Moita reuniu, no dia 9 de Dezembro, com as associações de pais e encarregados de educação de vários agrupamentos escolares do concelho, com o principal objetivo de “ouvir os pais e ter um contacto ainda mais direto e regular com a realidade escolar do concelho”, como afirmou o presidente da Câmara.
Além de um pequeno balanço sobre o Roteiro da Educação, Rui Garcia deu a conhecer todas ações e intervenções previstas para os próximos meses, nas áreas da conservação e requalificação do parque escolar de competência da autarquia.
Nesta reunião, a vereadora da educação, Vivina Nunes, valorizou as atuais parcerias, reafirmando que a Câmara Municipal "continua disponível e está empenhada na criação de novas parcerias para garantir a continuidade de algumas iniciativas em curso e o desenvolvimento de novos projetos, nas áreas da Educação e Intervenção Social". 
A este propósito, Vivina Nunes reforçou também a importância de se exigir um maior envolvimento das entidades da Administração Central, como o Ministério da Educação, a Segurança Social, a Saúde, entre outras, na abordagem às várias problemáticas e desafios impostos pela Escola Pública.

Agência de Notícias

Comentários