Moita avança com ampliação de escola em Alhos Vedros

Autarquia gasta dois milhões em ampliação de escola e infraestruturas no Penteado 

A Câmara da Moita aprovou, por unanimidade, na sua reunião pública, o projeto de execução, bem como a abertura do concurso público para a empreitada da “ampliação da Escola Básica 1/Jardim de Infância n.º 2 de Alhos Vedros, no Bairro Gouveia”. A obra custará aos cofres da autarquia cerca de um milhão de euros. Na mesma reunião pública a autarquia aprovou a abertura de concurso público para a construção das Infraestruturas do Penteado, no Bairro Central e Operário. O investimento de um milhão de euros prevê a construção da rede de drenagem de águas residuais domésticas, da nova rede de abastecimento de água e também a repavimentação de todos os arruamentos intervencionados. A autarquia financiou ainda em cerca de 3500 euros a União Desportiva e Cultural Banheirense, na ajuda da construção do seu parque desportivo. 
Rui Garcia visitou escola do Bairro Gouveia em Outubro deste ano 

A primeira obra a arrancar será a ampliação da EB1/JI n.º 2 de Alhos Vedros, no Bairro Gouveia. A intervenção engloba "todas as obras do edifício a construir, o tratamento dos espaços exteriores, a demolição do pavilhão pré-fabricado e remoção dos contentores, num investimento municipal que ronda um milhão de euros", diz a autarquia da Moita.
Aquele edifício será composto por cinco salas destinadas ao 1º ciclo do Ensino Básico, sala de Educação Pré-escolar e um espaço que irá funcionar como sala polivalente de refeições e para atividades comuns ao 1º ciclo e Pré-escolar.
De referir que a EB1/JI nº 2 de Alhos Vedros é, "ao nível dos equipamentos de Educação Pré-escolar e do 1º ciclo, uma das escolas do concelho que registou um aumento de número de alunos e cujas infraestruturas existentes já não garantem as melhores condições para o seu funcionamento", disse a autarquia da Moita ao ADN.
O projeto de execução e a abertura de concurso público para a construção das “Infraestruturas do Penteado – Bairro Central e Operário – Moita” foram também aprovados por unanimidade nesta reunião de câmara. A intervenção da Câmara Municipal nestes bairros vai englobar a construção da rede de drenagem de águas residuais domésticas, da nova rede de abastecimento de água e também a repavimentação de todos os arruamentos intervencionados, num investimento de cerca de um milhão de euros.
A escola do Bairro Gouveia, em Alhos Velho, que hoje recebe sete turmas de Ensino Básico e uma turma de Pré-escolar, num total de cerca de 195 crianças, será assim objeto de obras profundas. Sendo esta uma necessidade identificada pela comunidade educativa, nomeadamente pelos encarregados de educação, professores e demais agentes educativos, a "correspondente resposta do Município da Moita significará um elevado esforço financeiro e contemplará áreas educativas renovadas, além de uma ligação ao Parque dos Pinheiros", refere a autarquia.

Apoios financeiro à União Desportiva e Cultural Banheirense 
O União Desportiva e Cultural Banheirense tem como meta da sua atividade construir o Parque Desportivo Avelino da Costa Rodrigues, na Baixa da Banheira, e irá iniciar a obra com a construção dos balneários, permitindo-lhe, desta forma, dar continuidade ao projeto de formação de futebol, não abdicando também do futebol sénior. Assim, a Câmara atribuiu a este clube 3 507 euros, correspondentes aos 20 por cento do valor da 1ª fase da obra. Esta comparticipação financeira, diz a autarquia, "foi aprovada por unanimidade".
O Parque Desportivo Avelino da Costa Rodrigues irá "servir não apenas os sócios do clube, mas também as restantes associações e a comunidade em geral, constituindo-se como uma mais-valia para a freguesia da Baixa da Banheira e para todo o concelho", refere a autarquia.

Agência de Notícias

Comentários