Orçamento Participativo Palmela ausculta populações

Câmara de Palmela inclui população na discussão do Orçamento municipal 

Arranca esta noite na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, a discussão do Orçamento Participativo do Concelho de Palmela. Suspenso em 2012 e 2013 devido ao contexto económico de grandes restrições, o Orçamento Participativo regressa em 2014 como parte de um processo em construção, que evolui tendo em consideração as opiniões e os contributos das pessoas.  O Orçamento Participativo é "um mecanismo de democracia participativa, de caráter consultivo, em que os cidadãos do concelho são convidados a elencar as prioridades para a vida do território, contribuindo para influenciar as decisões municipais, no que respeita a investimentos e ações, bem como aos compromissos do Programa de Mandato", explica a autarquia ao ADN. O município foi o primeiro a criar em Portugal o modelo de Orçamento Participativo. Durante uma semana, as reuniões com a população ainda passam por Águas de Moura, Pinhal Novo, Poceirão e acabam dia 20 em Palmela. 

Palmela volta a discutir Orçamento com as populações do concelho 

A Câmara Municipal de Palmela retoma, em 2014, o Orçamento Participativo, com a realização de um conjunto de reuniões públicas em todas as freguesias do concelho, que visam fomentar a participação cidadã na gestão do território.
As reuniões decorrem entre 13 e 20 de Outubro, sempre às 21 horas, e além da avaliação do trabalho realizado pelo Município, "incidem na definição de três investimentos municipais prioritários, a integrar nas Grandes Opções do Plano 2015-2019, na identificação da área de intervenção municipal prioritária e no recenseamento de projetos específicos de voluntariado, passíveis de incluir em programas como o '(A)Gente do Bairro'", explica a Câmara de Palmela.
As propostas, diz ainda a autarquia, "devem referir-se às áreas da competência da Câmara Municipal (investimentos, manutenções e reparações, programas, projetos ou atividades) ou a soluções para construção conjunta entre cidadãos e serviço público local".
Os munícipes podem participar através da sua presença nas reuniões públicas e/ou do preenchimento dos questionários e fichas de projeto, disponíveis entre 10 e 21 de Outubro nas Juntas de Freguesia e nos balcões de atendimento da Câmara Municipal.
O Orçamento Participativo Palmela é "um mecanismo de democracia participativa, de caráter consultivo, em que os cidadãos do concelho são convidados a elencar as prioridades para a vida do território, contribuindo para influenciar as decisões municipais, no que respeita a investimentos e ações, bem como aos compromissos do Programa de Mandato", diz a autarquia.
O município é pioneiro, em Portugal, no desenvolvimento de experiências de Orçamento Participativo. "Palmela acredita na participação como caminho de enriquecimento da democracia e do poder local", diz fonte da autarquia ao ADN. 
Suspenso em 2012 e 2013 devido ao contexto económico de grandes restrições, o Orçamento Participativo regressa em 2014 como parte de um processo em construção, que evolui tendo em consideração as opiniões e os contributos das pessoas.

Calendário das reuniões:
13 de outubro | Junta de Freguesia de Quinta do Anjo

14 de outubro | Espaço Cultural Multiusos de Águas de Moura

15 de outubro | Auditório Municipal em Pinhal Novo

16 de outubro | Centro Cultural de Poceirão

20 de outubro | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela

Agência de Notícias

Comentários