Moita reitera oposição à privatização do lixo

Câmara não quer privatização do serviço de tratamento de resíduos sólidos

Foi aprovada por unanimidade, na reunião de câmara descentralizada que decorreu  na Escola Básica, em Sarilhos Pequenos, uma tomada de posição, que reitera a oposição da Câmara da Moita ao processo de privatização da EGF - Empresa Geral de Fomento, que o governo se prepara para concluir. A tomada de posição manifesta ainda a solidariedade da Câmara da Moita para com os trabalhadores da EGF que se concentraram dia 23 de Outubro, junto à Presidência do Conselho de Ministros.

Executivo municipal da Moita reuniu em Sarilhos Pequenos 

Na tomada de posição, pode ler-se que: “O Município da Moita afirmou, desde a primeira hora, a sua total oposição a mais esta privatização, que prossegue as políticas de desmantelamento do setor publico e pretende entregar ao setor privado sistemas já consolidados e rentáveis, colocando a sua gestão nas mãos de empresas que têm como objetivo a acumulação e o lucro e não, como resulta da sua natureza, a prestação de um serviço público de qualidade”.
O documento defende ainda que: “As autarquias realizaram importantes investimentos, juntamente com a EGF, e mantiveram na esfera democrática um conjunto de opções quanto ao papel e ao serviço prestado pelas empresas multimunicipais juntos dos cidadãos. Na verdade, a privatização do capital da EGF, no seu conjunto, representa a substituição do Estado por uma entidade privada, com objetivos diversos e sujeita a critérios necessariamente opostos aos da boa gestão do serviço público. Essa substituição, contra a vontade dos próprios municípios e populações, é também uma alteração de regras contratuais que estavam assumidas junto dos municípios”. Recorde-se que a Câmara Municipal da Moita já tinha tomado uma posição pública sobre o assunto no passado dia 26 de Março.
Nesta reunião pública descentralizada foi ainda aprovada, por unanimidade, uma proposta de celebração de um protocolo com o Município do Barreiro, para construção conjunta de um Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes.

Agência de Notícias

Comentários