Maus cheiros incomodam população de Sines

Câmara de Sines pondera apresentar queixa à União Europeia

O concelho de Sines tem vindo a ser afetado por episódios de maus cheiros ao longo dos últimos dias. A Câmara Municipal de Sines, embora sem competência em matéria de fiscalização ambiental, é a legitima representante dos munícipes e, em comunicado, diz que "não admite que as entidades competentes por fiscalizar estas situações continuem a ignorar todos estes acontecimentos. Este problema, que se arrasta há vários anos, é uma autêntica agressão à qualidade de vida da população", disse o gabinete de imprensa do município. Se nada for feito, a Câmara de Sines pondera avançar com uma queixa na União Europeia.

Câmara quer resolver problema dos maus cheiros em Sines 

A autarquia, desde o dia 20 de Outubro, tem vindo a contactar as principais unidades industriais presentes no concelho com vista a ser informada das causas que têm provocado estes episódios. No entanto, diz a autarquia de Sines, "as unidades contactadas não assumiram, até ao momento, qualquer responsabilidade pela origem dos maus cheiros".
A Agência Portuguesa do Ambiente, entidade pública com competência em matéria ambiental, foi informada dos últimos acontecimentos e até ao momento também não se pronunciou sobre a questão.
Os maus cheiros industriais são recorrentes. "A falta de informação por parte das empresas é uma situação inadmissível e dificulta a atuação do município na procura das verdadeiras origens destes episódios", explica a Câmara de Sines.
As análises exigidas por lei, conta o comunicado da autarquia, "em nada contribuem para o esclarecimento desta questão, impondo-se uma alteração legislativa que inclua a análise de outros parâmetros, por forma a evitar o que acontece atualmente, em que são cumpridos os requisitos legais quando a população de Sines continua a respirar maus cheiros nauseabundos".
A Câmara Municipal de Sines solicitou uma reunião com caráter de urgência ao Ministro do Ambiente e agendou uma reunião com todas as entidades envolvidas nesta questão. "Se necessário for, irá até às instâncias comunitárias, uma vez que as entidades nacionais nada fazem", avisa a autarquia.
"É fundamental que a população continue a apresentar queixas de maus cheiros no formulário disponível no site que município criou para o efeito, pois fortalece a posição da autarquia nas suas diligências junto das entidades oficiais", lembra a Câmara.
"Continuaremos de forma perseverante a desenvolver esforços para que os episódios de maus cheiros deixem de afetar o nosso concelho", conclui a nota da Câmara de Sines. 

Comentários