Herdade da Comporta preocupa agricultores

Agricultores sem apoio depois da falência do Grupo Espírito Santo  

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal exigiu uma "intervenção urgente do Governo e do Estado na Herdade da Comporta", para garantir os direitos dos agricultores/rendeiros, prestadores de serviços e habitantes das freguesias da Comporta e do Carvalhal. A Herdade da Comporta, que era da Família Espírito Santo, é a maior do país em área. São 12 mil hectares que se estendem pelos concelhos de Alcácer do Sal e de Grândola. E apesar de as obras de construção de infraestruturas de um empreendimento turístico terem voltado aos Brejos da Carregueira, após a paragem de Verão, o futuro é ainda incerto depois da falência do Grupo Espírito Santo. 

Agricultores preocupados com falência do Grupo Espírito Santo 

"Receamos pelo futuro da Herdade da Comporta e das pessoas que vivem na região", disse à Lusa Avelino Antunes, da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal (AADS), salientando que na Herdade da Comporta há centenas de agricultores/rendeiros que querem assegurar a continuação dos seus contratos de arrendamento".
Em comunicado,  Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal refere também que há moradores das freguesias da Comporta e do Carvalhal, com casos ainda por resolver no que respeita à legalização de terrenos, casas e renovação do arrendamento.
A AADS manifesta também preocupação com eventuais mudanças que possam estar a ser preparadas, uma vez que, diz a associação, "alguns prestadores de serviços para a Herdade da Comporta já não passam faturas em nome da Herdade da Comporta - Atividades Agro - Silvícolas e Turísticas, Sa".
Perante este quadro, a AADS exige uma intervenção urgente na Herdade da Comporta, propriedade do Grupo Espírito Santo, de forma a garantir os interesses dos agricultores e dos moradores nas freguesias da Comporta e do Carvalhal, nos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, respectivamente.

Herdade deve ser vendida  
A Herdade da Comporta é um dos mais famosos ativos da empresa Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), que viu negado, à uma semana, no Luxemburgo o processo de gestão controlada. Ou seja: terá de vender o que puder para saldar dívidas e entrará em falência. Uma reportagem da TVI dá conta de um conjunto de irregularidades ou situações pouco claras, que foram identificadas pelas inspeções do Ministério das Finanças e do Ministério do Ambiente. Há casos que já chegaram ao tribunal. 
A Herdade da Comporta é a maior do país em área. São 12 mil hectares que se estendem pelos concelhos de Alcácer do Sal e de Grândola. E apesar de as obras de construção de infraestruturas de um empreendimento turístico terem voltado aos Brejos da Carregueira, após a paragem de Verão, o futuro é ainda incerto. Há investidores internacionais interessados na compra da Herdade da Comporta. A garantia é de Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.  "Existem vários investidores estrangeiros dispostos a pagar bastante dinheiro pela Herdade da Comporta", afirmou em entrevista ao Jornal de Negócios.

Comentários