Moita reforça prioridades na área da Educação

Câmara vai ampliar escola do Bairro Gouveia, em Alhos Velhos 

Comprometida com a defesa e valorização da Escola Pública, a Câmara da Moita, no âmbito do Roteiro da Educação e da visita efetuada à Escola Básica n.º 2 de Alhos Vedros, garantiu estar em condições para avançar com a obra de ampliação das atuais instalações, no final do presente ano letivo. O Presidente da Câmara, Rui Garcia, afiançou que este será um dos projetos prioritários do orçamento camarário, a aprovar, para ter execução física em 2015. A obra terá um orçamento de um milhão de euros. Os autarcas visitaram ainda a  Escola Básica 2, 3 José Afonso de Alhos Vedros onde está identificado, de acordo com a a autarquia, a necessidade de "investimento público" do Governo. O Roteiro da Educação prossegue com a visita ao Agrupamento de Escolas D. João I no dia 28 de Outubro.

Câmara anuncia investimento de um milhão de euros em escola

A escola do Bairro Gouveia, em Alhos Velho, que hoje recebe sete turmas de Ensino Básico e uma turma de Pré-escolar, num total de cerca de 195 crianças, será assim objeto de obras profundas. Sendo esta uma necessidade identificada pela comunidade educativa, nomeadamente pelos encarregados de educação, professores e demais agentes educativos, a correspondente resposta do Município da Moita significará um elevado esforço financeiro, orçamentado em cerca de um milhão de euros, e contemplará áreas educativas renovadas, além de uma ligação ao Parque dos Pinheiros.
Ainda no âmbito no âmbito do Roteiro da Educação, Rui Garcia, acompanhado dos vereadores com pelouros, visitou as instalações da Escola Básica 2, 3 José Afonso de Alhos Vedros, confirmando a necessidade, há muito identificada, de mais investimento público numa escola que recebe, diariamente, cerca de 620 alunos. Entre as carências identificadas e relatadas aos eleitos autárquicos, a direção do agrupamento confirmou a "necessidade de intervenção/investimento em áreas tão importantes como a conservação das infraestruturas e o reequipamento dos diversos laboratórios".
Esta escola, cuja conservação e gestão é competência direta do Ministério da Educação, tem sido um parceiro ativo no desenvolvimento de projetos educativos concelhios como sejam, por exemplo, as Férias Jovens, além de ser uma referência na oferta educativa concelhia.
O Presidente da Câmara, realçando que esses não podem ser investimentos a assumir pelo Poder Local, garantiu que, junto dos efetivos responsáveis – o Governo/Ministério da Educação – o Município da Moita "continuará a pugnar por estas obras, consideradas essenciais para a valorização do projeto educativo da escola", garantiu Rui Garcia.

Ouvir e envolver os agentes na área da Educação
Autarquia quer envolver escolas na política de educação do concelho 
Sendo prática constante do Município da Moita envolver os agentes educativos na construção da política municipal de Educação, através de diversos instrumentos e meios como o Conselho Municipal de Educação ou do simples, mas eficaz, relacionamento diário entre a autarquia e a comunidade, esta iniciativa dedicada à realidade de Alhos Vedros culminou com uma reunião com a direção do agrupamento e com todas as coordenadoras das três escolas do 1.º ciclo do referido agrupamento. Nesta reunião, a vereadora do pelouro da educação, Vivina Nunes, fazendo um breve balanço dos principais projetos e destacando o esforço contínuo para abranger todas as escolas, relatou algumas intervenções efetivadas pelo Município, de acordo com a responsabilidade autárquica.
"A partilha de pontos de vista e permanente avaliação dos projetos em curso, para além de ser uma marca distintiva do projeto autárquico da Moita", foi realçada por todos os participantes como uma prática a manter e a valorizar.
O Roteiro da Educação prossegue com a visita ao Agrupamento de Escolas D. João I no dia 28 de Outubro.

Agência de Notícias

Comentários