Ainda faltam 70 professores no concelho do Seixal

Autarquia quer que o Governo tome "medidas urgentes"  

A Câmara Municipal do Seixal aprovou em Reunião de Câmara, uma tomada de posição "pela valorização" da Escola Pública e onde se responsabiliza o Ministério da Educação pela falta de professores e funcionários nas escolas. De acordo com a autarquia faltam colocar  cerca de 70 professores e educadores, bem como de muitos auxiliares nos vários níveis de ensino nas diversas escolas do concelho. Os autarcas reclamam ainda a conclusão das "obras da Escola Secundária João de Barros e da requalificação da Escola Básica Paulo da Gama".


Ainda há professores por colocar no Seixal 

Na tomada de posição, a autarquia afirma-se que neste ano letivo no concelho do Seixal "o maior problema é a falta de colocação de mais de 70 professores e educadores, bem como de muitos auxiliares nos vários níveis de ensino, da responsabilidade do Ministério da Educação, a par da necessidade de conclusão das obras da Escola Secundária João de Barros e da requalificação da Escola Básica Paulo da Gama", diz a autarquia em comunicado.
Em sentido contrário, a Câmara Municipal do Seixal mantém, no ano letivo 2014-2015, "a oferta de 17 programas de apoio e 130 projetos no âmbito do Plano Educativo Municipal, destinados às escolas da rede pública, constituindo este o único auxílio externo aos professores no 1.º ciclo de ensino básico, para além do contínuo investimento no parque escolar, como é exemplo a abertura da nova escola dos Redondos, num investimento de mais de dois milhões de euros", conta a autarquia.
A Câmara do Seixal manifesta assim, "uma enorme preocupação quanto ao futuro da escola pública, de qualidade, para todos e exige que o Governo tome medidas urgentes que permitam criar as condições de igualdade de oportunidades e a promoção de sucesso escolar e educativo, conforme está previsto na Constituição da República", conclui o texto da tomada de posição.

Agência de Notícias

Comentários