Santiago do Cacém recebe projeto cientifico pioneiro

Alemães estudam luz solar no Alentejo Litoral 

A luz solar na região do Alentejo Litoral está a ser objeto de estudo por parte de investigadores da Universidade de Wuppertal, na Alemanha. O projeto está a decorrer desde o dia 6 de Setembro, em Santiago do Cacém, e é pioneiro no país, disse o gabinete de imprensa daquela autarquia. 

Universidade alemã estuda efeitos da luz solar no Alentejo 

“Desde o tempo da antiga Miróbriga romana, com templos e termas, hoje centro arqueológico em Santiago do Cacém, a luz nesta região é mencionada como diferente. Pela altitude sobre o mar, a distância para o Atlântico, a distribuição sobre montes e vales, é suposto a luz quebrar-se aqui de forma própria”. É assim que os responsáveis da universidade alemã − a mais evoluída neste domínio − justificam a pertinência da investigação, orientada para os efeitos da luz solar na saúde e no bem-estar do ser humano em domínios como o ritmo cardíaco, a tensão arterial, o fortalecimento da imunidade, a descontração, ou o combate à depressão.
Durante três meses, sensores instalados num edifício em Santiago do Cacém vão transmitir, em permanência, dados para a universidade na Alemanha, onde serão avaliados. O grupo de investigadores que conduz este estudo virá depois a Portugal apresentar oficialmente os resultados.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém está a apoiar o projeto e o presidente Álvaro Beijinha já saudou os investigadores alemães, enaltecendo os “valores ecológicos” da investigação e o impacto positivo que a mesma "poderá ter em vários domínios, como a eficiência energética, alimentação e saúde".

Comentários