Porto de Setúbal é o que mais cresceu em Portugal este ano

Porto de Setúbal afirma-se como "parceiro de excelência" da economia nacional 

O porto de Setúbal registou um crescimento de 22,4 por cento no total de toneladas movimentadas entre Janeiro e Julho deste ano, tendo registado a melhor evolução no conjunto dos portos nacionais neste período. Os segmentos de carga geral e de granéis sólidos conseguiram uma subida de 26 por cento cada. No sector de contentores, verificou-se um aumento de 75 por cento, para 60,6 mil TEUS (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento). O ‘ro-ro’ (viaturas) cresceu 22 por cento, para 92,5 mil carros, enquanto a carga fraccionada subiu 13 por cento, para 1,9 milhões de toneladas. Números que colocam o porto de Setúbal "como um parceiro de excelência no apoio à evolução positiva da economia portuguesa", afirma a administração do porto. 


Porto de Setúbal cresceu mais 22,4 por cento de Janeiro a Junho


O porto de Setúbal foi o porto português que mais cresceu, atendendo ao total de toneladas movimentadas, de Janeiro a Julho deste ano, tendo obtido um incremento de 22,4 por cento, face ao período homólogo em 2013. Desta maneira, diz a administração do porto de Setúbal "afirma-se como um parceiro de excelência no apoio à evolução positiva da economia portuguesa".
Para estes números, contribuíram sobretudo os granéis sólidos e a carga geral, ambos com um crescimento de 26 por cento. Todos os segmentos de cargas geral registaram crescimento, face ao ano anterior, a saber: 60,6 mil TEU contentores (+ 75 por cento); 92,5 mil viaturas (+ 22 por cento); carga fracionada 1,9 milhões (+13 por cento). Das principais mercadorias, destacam o cimento e o clínquer, ambos de exportação, bem como os produtos metalúrgicos, adubos, madeira e minério.
Recorde-se que o Porto de Setúbal tem sido a porta de saída dos concelhos exportadores nacionais, figurando na lista top 10, o que o posiciona como um dos maiores portos exportadores do país, com 67 por cento de exportação do seu movimento total. Os concelhos de Palmela e Setúbal são, respetivamente, o segundo e o quarto a nível nacional. 
"A produtividade, fiabilidade e qualidade de serviço são a principal imagem de marca do terminal de contentores de Setúbal reconhecida pelos seus clientes, aliada aos comboios regulares que chegam diretamente da Bobadela, Espanha e Norte do País", refere a administração.
Perante estes números, o porto de Setúbal afirma-se “como um parceiro de excelência no apoio à evolução positiva da economia portuguesa”, conclui fonte do porto de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários