Enfermeiros em luta no centro hospitalar Barreiro/Montijo

Adesão à greve dos enfermeiros chega “perto dos 100 por cento” no Barreiro/Montijo 

A “jornada de luta” dos enfermeiros do centro hospitalar Barreiro/Montijo, na passada segunda-feira, teve uma adesão “muito perto dos 100 por cento”. A coordenadora da direção regional de Setúbal do Sindicato dos Enfermeiros afirma que a adesão “superou as expetativas iniciais” o que “foi positivo naquilo que eram os objetivos da greve”. O Colectivo Regional de Setúbal do Partido Ecologista “Os Verdes” está solidário com a luta travada pelos enfermeiros do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo. Em comunicado envido ao ADN,  “Os Verdes” consideram que “as reivindicações destes profissionais [são] justas, pois estão a defender os seus direitos, os direitos dos doentes e o próprio Sistema Nacional de Saúde". O partido defende ainda "ser urgente a contratação de mais enfermeiros". 

Enfermeiros apelam à contratação de mais  profissionais 

Zoraima Prado,  do Sindicato dos Enfermeiro,  garante que “a adesão ficou acima daquilo que tinham perspetivado” tanto no Hospital do Barreiro como no do Montijo, em que “rondou os 95 por cento no turno da manhã e cem por cento no turno da tarde”. A greve “teve maior impacto no Hospital do Barreiro”, em que no período da manhã apenas “em dois serviços os enfermeiros não aderiram a cem por cento”, ao contrário dos serviços do bloco operatório, das consultas externas, da urgência geral e urgência pediátrica “que aderiram a cem por cento”.
A coordenadora da direção regional de Setúbal afirma que o propósito da greve “não foi atingir os utentes”, garantindo que “foram prestados os cuidados mínimos” e assegura que os serviços agendados para o dia da greve foram “programados para outra altura”. Zoraima Prado diz que a marcação de futuras greves ou protestos“depende em muito da resposta do ministro da Saúde” ao apelo dos enfermeiros para a “necessidade de contratação de novos profissionais”.
No entanto, a greve dos enfermeiros permitiu já que fossem “desbloqueadas dezenas de vagas”, garantiu a coordenadora da direção regional de Setúbal do Sindicato dos Enfermeiros.

"Os Verdes" ao lado da luta dos Enfermeiros 
O Colectivo Regional de Setúbal do Partido Ecologista “Os Verdes” esteve solidário com a luta travada pelos enfermeiros do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, nomeadamente através da greve iniciada esta segunda-feira.
Esta ação de luta, dizem "Os Verdes" vem suceder às anteriores no Algarve, Lisboa e em Santarém, em que os enfermeiros reivindicam do atual Governo a abertura de concursos para reforço de profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde. "Os enfermeiros do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo alertam também para a escassez de profissionais de enfermagem e o consequente aumento de horas de trabalho", diz o partido ecologista.
Em comunicado enviado ao ADN,  “Os Verdes” consideram que “as reivindicações destes profissionais [são] justas, pois estão a defender os seus direitos, os direitos dos doentes e o próprio Sistema Nacional de Saúde".
Assim, o Partido Ecologista "Os Verdes" defende "ser urgente a contratação de mais enfermeiros, pois a atual situação de sobrecarga e exaustão a que estão sujeitos, é inadmissível e pode pôr em causa a sua segurança como também a qualidade dos cuidados prestados aos utentes”.
“Os Verdes” lamentam ainda que "a degradação dos serviços públicos na saúde ocorra, entre outros fatores, pela falta de contratação de enfermeiros, quando atualmente existem profissionais desta área no desemprego e quando o país vê emigrar por ano 1 em cada 3 dos jovens enfermeiros que são formados nas nossas escolas", conclui o comunicado do Colectivo Regional de Setúbal do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Agência de Notícias




Comentários