Sintra ajuda famílias carenciadas a tratar de animais

Sintra quer travar número de animais abandonados no concelho 

A Animalife e a autarquia de Sintra vão assegurar ração e cuidados veterinários a animais que pertençam a famílias com carências económicas. Para evitar que se repita o cenário de 2013 em que foram abandonados 2500 animais de companhia naquele concelho do distrito de Lisboa. Para o presidente da Câmara de Sintra, "um município que não sabe tratar bem dos seus animais é um município que não sabe tratar bem as pessoas". O projeto arranca em Setembro e tem como objetivo principal "desincentivar o abandono de animais de estimação e contribuir para o seu bem-estar e inserção familiar".  

Câmara e Animalife querem diminuir abandonos de animais em Sintra

Este novo centro de distribuição, o segundo a nascer no País depois da inauguração de um primeiro na capital portuguesa, Lisboa, vai funcionar na zona dos escritórios das antigas instalações do Canil Municipal de Sintra e a abertura está prevista para o mês de Setembro, após a adequação do espaço às suas novas funcionalidades.
Em comunicado, a Animalife explica que a parceria entre a associação e a autarquia "tem como objetivo desincentivar o abandono de animais de estimação e contribuir para o seu bem-estar e inserção familiar" por meio do apoio a famílias carenciadas "na alimentação e cuidados médico-veterinários (desparasitação, vacinação, esterilização e identificação eletrónica) para os seus animais".
O crescimento dos problemas económicos contribuiu para o aumento de animais abandonados. A câmara de Sintra referenciou seis mil famílias com dificuldades económicas este ano, de acordo com informações da autarquia.
"O uso de coleira permitiu à Câmara de Sintra identificar que muitos dos animais encontrados na rua tinham dono mas não eram reclamados", explicou o vereador Luís Patrício responsável pelo Gabinete Médico-Veterinário.
Esta parceria com a Animalife pretende assim "dar uma resposta social onde ela antes não existia" porque a autarquia reparou "que era uma preocupação transversal às famílias que tinham animais".
A Câmara de Sintra vai encaminhar as famílias com carência económica até ao centro, enquanto a Animalife avaliará cada caso consoante "as necessidades de apoio dos animais".

Três mil animais abandonados no concelho em 2013
No último ano entraram 2500 "animais de companhia" abandonados pelos donos no gabinete médico da unidade municipal e outros 500 "de quinta", como cavalos e ovelhas, adiantou o vereador da câmara de Sintra.
Apesar do elevado número de abandonos acrescentou que a Câmara tem conseguido encaminhar 70 por cento dos animais domésticos para adoção" e colocar os não-domésticos em quintas pedagógicas.
O vereador, Luís Patrício explica ainda que a eutanásia é o último recurso - só aplicada se o animal "se encontrar em sofrimento" - frisando a importância de apoiar as famílias do concelho para reduzir o número de casos de abandono.
Durante a celebração do protocolo, Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, frisou que "um município que não sabe tratar bem dos seus animais é um município que não sabe tratar bem as pessoas. A humanidade demonstra-se com vários atos. E este é um deles. Este é um trabalho que honra a nossa câmara", diz o chefe do executivo municipal.
A Animalife é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão envolver e sensibilizar a comunidade para os problemas de abandono, maus tratos e defesa dos animais. Com sede em Lisboa, a Animalife tem abrangência nacional através da colaboração de voluntários de Norte a Sul do país e da sua rede social própria.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da associação e conhecer mais sobre o seu trabalho.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários