Limpeza das linhas de água e voluntariado em Palmela

Câmara vai limpar principais linhas de água do concelho 

A Câmara Municipal de Palmela tem em curso um procedimento para adjudicação de serviços de limpeza de linhas de água, nos troços da sua responsabilidade. A empreitada anual, no valor de quinze mil euros, "pretende favorecer a drenagem das águas e o controlo preventivo das cheias, e promover a biodiversidade no concelho", divulgou a Câmara de Palmela em comunicado. Ainda no concelho, os moradores da Quinta do Torre, na freguesia de Quinta do Anjo, promovem, no próximo sábado, a partir das 9h30, um conjunto de intervenções de melhoria no espaço público. As ações propostas, onde se incluem limpeza, pintura, recuperação e renovação de espaços (além de momentos de convívio entre os participantes), contam com o apoio da Câmara de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, e decorrem no âmbito do projeto “(A)Gente do Bairro”, um projeto de voluntariado.


Câmara quer limpar linhas de água do concelho 

De acordo com a Câmara de Palmela,  o conjunto de trabalhos de manutenção e regularização das linhas de água "compreendem limpeza, desobstrução, remoção de materiais, desassoreamento e, em alguns casos, proteção com material de enrocamento".
Para a autarquia  são consideradas "prioritárias intervenções nas linhas de água situadas em meio urbano, nomeadamente, na Baixa de Palmela, Lagoinha, Vale de Touros, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Quinta do Anjo, Cabanas, Olival do Corvo, em Aires, e Camarral, na Volta da Pedra, entre outros". 
Fonte da autarquia explica ao ADN que embora os serviços atuem "regularmente neste domínio muitas vezes, além das suas obrigações, os meios internos são insuficientes para responder a todas as necessidades, e no território extenso do concelho de Palmela, existem numerosas linhas de água fora dos aglomerados urbanos, que há, também, que manter em bom estado de conservação", salienta a autarquia. 
Se aos Municípios cabe a limpeza e desobstrução nos aglomerados urbanos, "a limpeza e desobstrução fora destes aglomerados é da responsabilidade dos particulares, nos leitos e margens dentro das suas propriedades, e dos organismos da Administração Central, nos restantes casos", explica ainda a autarquia. O incumprimento é sujeito a coimas, que podem ir até dois mil euros, no caso de pessoas singulares, e dos 22.500 euros, para pessoas coletivas.
A Agência Portuguesa de Ambiente divulgou, recentemente, um Manual de Limpeza de Linhas de Água, disponível para consulta no site oficial da autarquia, que esclarece as medidas a tomar em cada situação e dá conselhos úteis para a manutenção.

Moradores mobilizam-se por “Quinta da Torre mais Bonita”
Tal como aconteceu no inicio do mês em Palmela, uma acção de voluntariado de limpeza urbana chega à freguesia de Quinta do Anjo. Os moradores da Quinta do Torre promovem, no dia 26 de Julho, sábado, a partir das 9h30, um conjunto de intervenções de melhoria no espaço público. As ações propostas, onde se incluem limpeza, pintura, recuperação e renovação de espaços (além de momentos de convívio entre os participantes), contam com o apoio da Câmara de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, e decorrem no âmbito do projeto “(A)Gente do Bairro”.
Este projeto, dinamizado pelo Município, "pretende reunir ideias, apoios e sinergias, a nível local e comunitário, que contribuam para a resolução partilhada de problemas ou intervenções de melhoria no espaço público, permitindo, desta forma, a criação de redes de parcerias e o estreitamento de relações de proximidade", explica a autarquia.
Entre outros aspetos, o projeto permite a identificação de ações autónomas a realizar por redes de cidadãos e de ações e projetos a incluir nas opções municipais. 
A organização convida a que a população do concelho "apareça e participe, por uma Quinta da Torre mais Bonita!".

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 



Comentários