Festa da Nª Sra. do Rosário de Troia começou ontem

 O círio fluvial é o ponto mais alto da festa que une as margens do Sado 

O círio fluvial, com barcos engalanados a ligar as margens do Sado, é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, certame das gentes do mar que se realiza entre 6 e 11 de Agosto. Um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, nos dias 6, 7 e 8, às 21h30, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, dá início às festividades, organizadas por uma comissão de festas com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.



Pescadores do Sado festejam Nª Sra. do Rosário de Troia 


No dia 9, após a alvorada, assinalada às oito da mahã, as celebrações prosseguem com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos, momento assinalado às 09h30, na Igreja de S. Sebastião.
Mais tarde, às 14h10, uma procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes, sai da Igreja de S. Sebastião em direção a Troia.
À noite, já na margem sul do Sado, em Troia, realiza-se, às 21h30, uma procissão de velas pela praia. Após o apontamento religioso, as festividades continuam com um baile pelo vocalista João Carlos.
O programa continua no dia 10, às 10h30, com uma missa e procissão pela praia acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e pelo Grupo Musical Charranga.
A meio da tarde, às 16 horas, há divertimentos na praia e, uma hora depois, decorre um concurso de barcos engalanados que participam no círio fluvial. Um baile com André Patrão, às 22 horas, antecede um espetáculo pirotécnico a realizar à meia-noite.
O último dia de festejos, a 11, começa com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h30. Durante a manhã, há divertimentos na praia, às 10h30, e a entrega de prémios dos barcos engalanados, às 11h30.
O círio fluvial de regresso a Setúbal tem início previsto às 16 horas, com milhares de pessoas na frente ribeirinha da cidade a receber o cortejo de barcos que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

As origens da festa 
O evento é uma Festa  tradicional de Setúbal, religiosa e pagã, organizada pelos pescadores da Cidade, que durante três dias de Agosto, juntam a comunidade piscatória numa Romaria em devoção a Nª Sra. do Rosário de Troia.
Pescadores, suas familias, amigos ou simplesmente visitantes juntam-se ano após ano, pedindo à Santa de Troia protecção no mar e na faina. Durante estes três dias a Caldeira de Troia é o cenário magnífico para um acampamento com vista para Setúbal e o seu Rio Sado.
Setúbal é o ponto de partida da viagem, onde a imagem da Nª Sra. é transportada no barco de um dos pescadores até Troia. São várias as embarcações engalanadas para o momento, que se juntam neste cortejo festivo. Esta Festa é sem dúvida uma tradição centenária que junta várias gerações.
De regresso, os barcos passam em procissão pelo Rio até ao Hospital do Outão e já em Setúbal preparam-se para a missa.
Esta procissão enche-se de cor, emoção e devoção numa bonita tradição popular.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários