Esperança para o cancro da mama

Uma Luz na Austeridade por Ana Esperança

Esperança para o cancro da mama

Em primeiro lugar, caros leitores, permitam-me um cumprimento especial para as leitoras, que celebraram esta semana o seu dia. Feminismos à parte, todos sabemos o porquê da criação de um Dia da Mulher. Por isso, pelo que elas foram, são e serão, fica aqui a minha homenagem.



Quando falamos de mulheres, é impossível não pensar num dos problemas que mais as afligem, o cancro do colo do útero e o cancro da mama. Mas, como é nosso hábito, esta semana transformámos estes assuntos em boas notícias.
Pela primeira vez, as mulheres portuguesas vão dispor de um teste de auto-colheita para o alerta do cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente nas mulheres a nível mundial. O chamado “Teste da Mulher” foi lançado no mercado, no passado dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Pensado e desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos pela Infogene, empresa biotecnológica formada por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), o Teste da Mulher, além de ser o primeiro teste em Portugal que permite esta auto-colheita, é mais robusto e mais rápido do que o método clássico – teste de Papanicolau (citologia) – para detectar a presença do papilomavírus humano (HPV), responsável pelo aparecimento da doença oncológica com a terceira maior taxa de incidência em mulheres portuguesas
O que torna único este novo método, composto por um estojo (Kit) de auto-colheita e por um teste de detecção precoce do HPV, é o facto de ser “um teste muito específico, capaz de identificar os 12 tipos de HPV de alto risco responsáveis pela infecção persistente que causa o cancro do colo uterino e de, em caso de resultado negativo, garantir à mulher um período de tranquilidade 3 vezes mais dilatado do que o método convencional”, como explicou Rui Costa, director executivo da Infogene.
Por outro lado, informou ainda, “é um método rápido, simples e seguro, cumprindo todas as normas da União Europeia. A mulher, em qualquer momento, com conforto e na sua intimidade, pode efectuar a colheita e enviar para análise. O estojo engloba um dispositivo em forma de "varinha" com uma porção de colheita, um tubo de transporte, um envelope pré-pago para envio da amostra, um folheto de instruções e um formulário de requisição. Após a colheita, a porção de colheita é colocada no tubo de transporte e este é enviado para o laboratório”.


Para que se saiba, o Teste da Mulher pode ser adquirido em laboratórios de análises clínicas, mas o objectivo é que, a curto prazo, esteja também disponível em farmácias.
Além deste tipo de carcinoma, é do conhecimento geral que o cancro da mama também continua a fustigar inúmeras mulheres portuguesas, no entanto ainda esta semana Investigadores do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UMinho), descobriram que a lactoferrina, uma proteína do leite, é decisiva no tratamento e prevenção do cancro da mama. O estudo concluiu que o tratamento de células cancerosas com lactoferrina de leite bovino reduziu a sua viabilidade para metade e a sua proliferação em quase dois terços.
Lígia Rodrigues, líder da equipa de investigação, explicou que "a investigação pode ter particular relevância para a indústria alimentar", já que "o consumo de leite e derivados, ou mesmo produtos enriquecidos com lactoferrina, pode no futuro constituir uma forma natural de prevenir o cancro da mama ou de melhorar o tratamento dos pacientes. Não obstante, serão ainda efectuados estudos complementares para clarificar o papel potencial da lactoferrina, designadamente os mecanismos de acção das suas substâncias activas e que quantidades devem ser incluídas na dieta humana para produzir benefícios.

Para que conste, a lactoferrina, constituída por 703 aminoácidos, encontra-se predominantemente nos produtos de excreção das glândulas exócrinas dos aparelhos digestivo, respiratório e reprodutivo. Assim, é possível encontrar esta proteína no leite, nas lágrimas, na saliva e no sémen. Adicionalmente, a lactoferrina pode também ser encontrada no sangue.

Nota importante: Se procura emprego trago-lhe duas sugestões que poderão ajudar! Este sábado em Alfama, realizar-se-á a “Festa do Desempregado”, um espaço aberto a desempregados e futuros empregadores onde, entre muita animação, serão afixados anúncios de trabalho e entregues currículos de quem procura emprego. Além de permitir a procura de emprego, o evento promete um espaço de convívio, para comer, beber e dançar. Para mais informações, consulte a página do Facebook do grupo Alfama-te.


Ainda no âmbito da procura de emprego, importa saber que a empresa Live it Well Events anunciou, na passada quarta-feira, a criação de mais de 50 postos de trabalho sazonais com o objectivo de fazer funcionar a praia artificial de Mangualde entre os meses de Junho e Setembro. Estes postos de trabalho que agora vão abrir destinam-se a preencher vagas nas áreas de "staff, caixa, restauração, cozinha e limpeza", entre outras, tarefas que serão desempenhadas nesta praia – com areal, água salgada e até uma linha de simulação do horizonte – que funcionou pela primeira vez o ano passado e foi considerada um sucesso. Embora seja sazonal, não custa tentar…



Resta desejar uma óptima semana e boas noticias,



Ana Esperança
Pinhal Novo
Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.





Outros artigos da autora:

Comentários