Bombeiros de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura distinguidos em cerimónia marcada pela união e dedicação ao socorro
Os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo estiveram em destaque nas comemorações do 25.º Dia Municipal do Bombeiro, numa cerimónia marcada pelo reconhecimento público, pela entrega de medalhas e pela valorização do trabalho desenvolvido diariamente no socorro às populações do concelho. Sob o lema "Voluntários por Opção, Profissionais na Ação", a iniciativa voltou a reforçar a importância das corporações na resposta da proteção civil local.![]() |
| Bombeiros do concelho distinguidos em cerimónia no Pinhal Novo |
O Pinhal Novo recebeu as comemorações oficiais que reuniram os três corpos de bombeiros voluntários do concelho, numa jornada dedicada à homenagem dos operacionais e ao reforço da cooperação entre as várias entidades ligadas à emergência e proteção civil.
As celebrações começaram com um desfile apeado e motorizado junto ao Jardim José Maria dos Santos, momento que permitiu demonstrar ao público algumas das capacidades operacionais dos chamados "soldados da paz". Seguiu-se a sessão solene onde vários bombeiros foram distinguidos com medalhas de comportamento exemplar.
Na cerimónia participaram a presidente da Câmara Municipal de Palmela, os presidentes da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia, o 2.º Comandante Sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, representantes da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal e da Liga dos Bombeiros Portugueses, além de dirigentes e comandos de várias associações humanitárias.
Proteção civil adaptada ao crescimento do concelho
Durante a intervenção oficial, Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela, recordou o trabalho desenvolvido pela autarquia desde a década de noventa na área da proteção civil e no apoio às corporações de bombeiros.
A autarca destacou que Palmela foi "o concelho que mais cresceu na Área Metropolitana de Lisboa e um dos que mais cresceu no país", sublinhando que esse crescimento obrigou à reorganização da resposta de proteção civil para acompanhar os novos desafios demográficos.
Ana Teresa Vicente lembrou ainda que o município criou, em 1999, "de forma pioneira", os grupos de bombeiros permanentes, medida que, segundo afirmou, "continuam ainda hoje a ser garante da sustentabilidade das associações".
Apoios municipais reforçados aos bombeiros
A presidente da Câmara Municipal destacou também medidas mais recentes implementadas pela autarquia, como o Cartão Municipal do Bombeiro, criado para apoiar os operacionais que prestam serviço no concelho.
Segundo explicou, este cartão permite o acesso a vários benefícios concretos, entre eles a redução da taxa de IMI, apoio que este ano abrangeu 34 bombeiros do concelho de Palmela.
Ana Teresa Vicente referiu igualmente as parcerias desenvolvidas ao longo dos anos que permitiram requalificar quartéis, adquirir viaturas consideradas "referência na região e no país" e assegurar a constituição de duas equipas de intervenção permanente em cada corporação.
A autarca acrescentou ainda que as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, iniciadas em 2001, representam "a face mais visível da definição estratégica de uma política de proteção civil municipal, num processo participado por todos os intervenientes".
As comemorações encerraram a 26 de Maio com a realização de um simulacro de sismo na Escola Básica do 1.º Ciclo João Eduardo Xavier, exercício que envolveu operacionais dos bombeiros e militares da GNR.
A presidente da Câmara Municipal destacou também medidas mais recentes implementadas pela autarquia, como o Cartão Municipal do Bombeiro, criado para apoiar os operacionais que prestam serviço no concelho.
Segundo explicou, este cartão permite o acesso a vários benefícios concretos, entre eles a redução da taxa de IMI, apoio que este ano abrangeu 34 bombeiros do concelho de Palmela.
Ana Teresa Vicente referiu igualmente as parcerias desenvolvidas ao longo dos anos que permitiram requalificar quartéis, adquirir viaturas consideradas "referência na região e no país" e assegurar a constituição de duas equipas de intervenção permanente em cada corporação.
A autarca acrescentou ainda que as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, iniciadas em 2001, representam "a face mais visível da definição estratégica de uma política de proteção civil municipal, num processo participado por todos os intervenientes".
As comemorações encerraram a 26 de Maio com a realização de um simulacro de sismo na Escola Básica do 1.º Ciclo João Eduardo Xavier, exercício que envolveu operacionais dos bombeiros e militares da GNR.


Comentários
Enviar um comentário