Carris Metropolitana: Palmela entre os concelhos que mais cresceram

A ligação Loja Nova e o terminal de Palmela foi a mais procurada transportando milhares de pessoas

Palmela foi um dos concelhos que mais se destacou no crescimento da rede de transportes da Carris Metropolitana em 2024. O aumento de passageiros atingiu os 41 por cento, com mais 430 mil utilizadores transportados ao longo do ano, alcançando um total de 1,4 milhões de viagens.

Palmela registou um aumento histórico no número de passageiros


O Terminal de Palmela registou um impressionante crescimento de 60 por cento, transportando mais de 240 mil passageiros no período, um acréscimo de 92 mil em relação ao ano anterior. Entre as linhas mais utilizadas, a 4307 | Loja Nova - Palmela (Terminal) foi a preferida pelos utentes, movimentando mais de 45 mil pessoas.
No cálculo global, a Carris Metropolitana transportou mais de 174 milhões de passageiros em 2024, consolidando a sua relevância na mobilidade urbana da área metropolitana de Lisboa. 
"O crescimento reflete a confiança dos utentes e a necessidade crescente de alternativas sustentáveis ao transporte individual", diz a autarquia de Palmela em comunicado. 
A operadora continua comprometida em melhorar a oferta de serviços, ajustando rotas e horários conforme a procura, garantindo uma resposta eficaz às necessidades da população e promovendo uma mobilidade mais eficiente e ecológica.
A Carris Metropolitana - uma iniciativa dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, que funde toda a operação rodoviária numa mesma imagem e nível de serviço - afirma ter crescido em todas as quatro áreas de operação no ano passado, com o maior número de passageiros a registar-se na zona de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra (59 milhões), seguindo-se Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira (58 milhões), Almada, Seixal e Sesimbra (37 milhões) e Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro (19 milhões).
Neste que é o segundo ano completo de operação da Carris Metropolitana nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, Outubro alcançou “o maior registo mensal de sempre, com 17 milhões de passageiros”, destacando-se o dia 10, com um recorde de 688 mil passageiros transportados em 24 horas.



Comentários