Barreiro continua a apresentar água de “excelente qualidade”

Estudos confirmam que a água destinada ao consumo humano é "salubre, limpa e equilibrada"  

No terceiro trimestre deste ano, à semelhança dos anos anteriores, foram realizadas análises à água potável captada no concelho do Barreiro e distribuída pela Câmara Municipal, concluindo-se que esta é de “excelente qualidade”, em conformidade com os requisitos analisados. Ano após ano, a ciência confirma que a água do concelho é uma das melhores da região e do país. O município do Barreiro sublinha de que “a água destinada ao consumo humano é salubre, limpa e equilibrada”. 
Água do Barreiro continua a ser uma das melhores da região 

Esta não é a primeira vez que a distinção é feita. Em Março de 2022 soube-se que o relatório anual de 2021 afirmava que esta estava em conformidade com os requisitos legais e continuava a manter uma “excelente” qualidade. O mesmo entendimento foi tido em relação ao terceiro trimestre de 2023.
Em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, o município dá conta de que “a água destinada ao consumo humano é salubre, limpa e equilibrada” graças à participação no Programa de Controlo da Qualidade da Água e no Programa de Controlo Operacional. 
Sabe-se ainda que a água distribuída pela autarquia “apresenta um grau de dureza da água entre Dura a Macia e valores de potássio de 2,3 mg/L K”, refere o mesmo comunicado.
Em 2023 foram realizadas cerca de cinco mil determinações analíticas “em amostras de água colhidas em toda a extensão do sistema de abastecimento público” do município, no que diz respeito aos “parâmetros microbiológicos, químicos e indicadores”.
A autarquia tem identificadas como zonas de abastecimento de água a Z1 (Alto da Paiva), a Z2 (Sete Portais), Z3 (Vila Chã), Z4 (Penalva), e, Z5 (Coina).

Comentários